Jornalistas do Sistema Verdes Mares são premiados no 1º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará
Grupo foi reconhecido em diversas categorias como texto, cinegrafia e telejornalismo
CAROLINA ANTUNES
29/01/2025 11h46 - Atualizado há 4 horas
Divulgação
O Sistema Verdes Mares (SVM), um dos maiores conglomerados de mídia do país, foi destaque no 1º Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará, promovido pela empresa Ambiental Ceará. Realizada na última semana com o tema "Avanços e desafios da universalização do esgotamento sanitário, do Cariri ao Litoral", a premiação destacou trabalhos jornalísticos de excelência, reconhecendo profissionais nas categorias texto, telejornalismo, fotojornalismo e repórter cinematográfico.
O destaque ficou por conta da premiação da equipe TV Verdes Mares, que conquistou o 1º lugar na categoria Telejornalismo, com a reportagem liderada por Aline Oliveira e Alessandro Torres, e o Grande Prêmio de Jornalismo, que reconheceu a produção com a maior pontuação geral entre todas as categorias. A reportagem premiada abordou os impactos da falta de esgotamento sanitário e as iniciativas para ampliar a rede em Juazeiro do Norte. A produção contou com a colaboração de Itallo Rocha, imagens de Carlos Marlon, Nilton Alves e Janilson Neves, edição de Otávio Augusto, arte de Leonardo Cestari, e coordenação de Susy Costa e Angélica Ferreira.
No Diário do Nordeste, o repórter Lucas Falconery foi premiado com o 2º lugar na categoria Texto, pelo especial Rede Vital, que destacou os prejuízos cotidianos causados pela ausência de saneamento. Já Ideides Guedes conquistou o 3º lugar na mesma categoria. Em Fotojornalismo, Fabiane de Paula recebeu o 1º lugar, reforçando a excelência visual do veículo.
Outro destaque foi a TV Verdes Mares Cariri, que garantiu o 1º lugar na categoria Telejornalismo Cariri, com uma reportagem exibida no CE1 sobre o desafio de ampliar a rede de esgoto em Juazeiro do Norte, destacando os impactos na saúde e na qualidade de vida dos moradores. A produção foi conduzida por Patrícia Silva, Claudiana Mourato, Lorena Tavares, Paulo Luceti e Laerto Xenofonte.
Sobre o prêmio Jornalismo Ambiental
O Prêmio Jornalismo Ambiental do Ceará foi criado para incentivar a conscientização e o debate sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida da população, ressaltando os impactos positivos do tratamento de esgoto na saúde, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA ANTUNES
[email protected]