Pesquisadores da Infoblox Threat Intel descobriram novos insights sobre o uso de domínios falsificados (spoofing, em inglês) em campanhas modernas de spam malicioso (malspam), que envolvem o envio de e-mails não solicitados contendo anexos ou links prejudiciais, projetados para infectar o computador do destinatário com malware ou roubar informações sensíveis. Isto revela como os agentes de ameaças exploram a falsificação de domínio e quão difundida é esta técnica.
As informações foram coletadas por meio de um esforço coletivo após a pesquisa inicial do Muddling Meerkat, com vários indivíduos da comunidade de segurança compartilhando dados que demonstram o comportamento do Mudding Meerkat com os pesquisadores da Infoblox. Isso destaca a importância dos esforços colaborativos em cibersegurança, já que o compartilhamento de dados e conhecimentos pode levar a descobertas significativas e melhorias na detecção e mitigação de ameaças.
Principais descobertas:
“Embora os mecanismos de segurança tenham evoluído, a persistência de técnicas como a falsificação de domínios e o uso de campanhas de phishing com QR codes, por exemplo, demonstram a necessidade constante de inovação na cibersegurança. Nesse sentido, a colaboração entre especialistas e a troca de informações são essenciais para fortalecer nossa proteção contra essas ameaças cada vez mais sofisticadas. É exatamente nesse cenário que a Infoblox se posiciona, atenta às tendências emergentes de ataques, com o compromisso de antecipar riscos e fornecer as soluções de segurança mais robustas e eficazes para proteger nossos clientes”, destaca o Territory Manager da Infoblox no Brasil, Sandro Tonholo.
Se você gosta de mistérios, ainda resta um após a pesquisa: uma intrigante campanha de spam supostamente de "Shanghai Yakai", o nome de uma empresa de frete chinesa, que envia anexos de Excel aparentemente inofensivos, sem nenhum propósito claro. Apesar das aparições frequentes, estes e-mails não contém qualquer apelo à ação, deixando-nos a pensar sobre o verdadeiro motivo desta operação enigmática. Qual poderia ser a razão para um esforço tão elaborado, mas aparentemente inútil?
Para mais informações, acesse o material completo no link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAMELLA BARBARA CAVALCANTI E SILVA
[email protected]