Duas artistas, Consuelo de Paula e Regina Machado - cantoras, compositoras e instrumentistas -, uniram-se pela canção para lançar um trabalho autoral primoroso. Trata-se de
Pássaro Futuro, que chega às plataformas no dia 14 de fevereiro de 2025 pelo selo Belic Music: um álbum de 11 faixas, construído em sintonia plena entre a poesia de Consuelo, a música de Regina e o canto de ambas.
Pássaro Futuro brotou de uma troca espontânea entre as musicistas, durante a pandemia, quando Consuelo de Paula enviou uma letra para Regina Machado que, instantaneamente, compôs a música de “Canto de Chegança”. Intuitiva, Consuelo percebeu que estava ali o início de uma nova obra. O processo não permitiu pausas, “foi uma espécie de surto criativo de 40 dias”, brincam elas. As letras de Consuelo foram se configurando dentro de um roteiro natural de construção desse “pássaro do futuro”, que se apresenta, se instala, e depois de configurado se despede deixando marcas de seu voo, reflexões sobre a nossa existência como parte da natureza, como parte do universo, como um só povo. Cada canção é única e, ao mesmo tempo, parte de um enredo maior. “O álbum é a ‘voz’ do artista”, ressalta Regina, e Consuelo completa: “queremos convidar o ouvinte a desfrutar do roteiro que criamos, e a se deliciar, não só com cada faixa, mas com o contexto pleno da obra”.
Partindo do violão e da voz das artistas, os arranjos são criações coletivas dirigidas por elas com a colaboração dos músicos convidados: Mário Manga (violoncelo), Guilherme Ribeiro (piano e acordeom), André Rass (percussões) e Nicolas Farias (percussões). “Os arranjos conversam com o silêncio, com as pausas, com as danças e oferecem ao ouvinte a possibilidade de ouvir o vento, de ouvir as fugas e o bater das asas desse Pássaro Futuro”, poetiza Consuelo. E Regina completa: “Esse trabalho traduz nossa espiritualidade por meio da arte e elucida um pouco da nossa devoção à música... Tudo tem um certo mistério...”
Sobre a concepção do trabalho, nota-se uma originalidade ousada, que não se enquadra em fórmulas do momento, ao trazer melodias sinuosas e letras nada óbvias com estrutura poética elaborada. As músicas de Regina Machado nasceram conectadas à sonoridade sugerida pelos versos e pelas palavras de Consuelo. Dentro do contexto de modernidade, chega uma obra surpreendente, que abre com as cordas do violão e do cello e fecha com a pulsação das percussões.
Para Regina Machado, “o disco representa a materialização do poder de criar, de fazer canções, insistindo em um voo que parece não ser mais percebido, que parece não mais habitar nas pessoas.
Pássaro Futuro voa contra a ventania, contra o tempo do consumo, e arrisca uma musicalidade que envolve quem se deixa abraçar por ela”. E Consuelo de Paula completa: “
Pássaro Futuro é um presente, um sopro de inspiração entre a brisa e a ventania, é cheio de luminosidades, frestas e brechas”.
Lançamento/disco:
Pássaro Futuro | Artistas: Consuelo de Paula e Regina Machado
Data: 14 de fevereiro de 2025 - Em todas as plataformas de música.
Selo: Belic Music. Distribuição: Believe.
Encarte virtual - Letras, ficha técnica e outras informações de Pássaro Futuro, no link:
https://drive.google.com/file/d/1ER9VoHTv8ozezJn62htL7p95iNo1fWzG/view Siga as artistas: @consuelodepaula | @reginamachado.cantora