Turismo cresce pelo 5º mês consecutivo, com 239 milhões de acesso

Pela primeira vez, Airbnb ultrapassa Latam e conquista segundo lugar no setor

LAURA FASSINA
28/01/2025 14h17 - Atualizado há 2 meses

Turismo cresce pelo 5º mês consecutivo, com 239 milhões de acesso
Créditos: Freepik
 

Apesar de dezembro ser um dos meses mais desafiadores do ano para o e-commerce, por se tratar do mês pós Black Friday, alguns setores foram impactados positivamente em comparação ao mês de novembro. De acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, segmentos como Calçados (5,7%), Presentes e Flores (6,2%) e Turismo (4,2%), alcançaram o maior crescimento do período.

 

No entanto, a categoria que mais se destacou foi a turística, com cerca de 239,2 milhões de visitantes únicos, apenas em dezembro. Desde agosto de 2024, as plataformas do nicho estão cinco meses em crescimento contínuo - com uma alta de 25,2% em acessos. O último mês foi o  segundo melhor mês para o setor, perdendo apenas para janeiro do ano passado, em que contabilizou 275,3 milhões.

Dentro dessa área, a Airbnb apresentou um crescimento de 7,7% - com 29,5 milhões de acessos - e ultrapassou a Latam pela primeira vez para assumir o segundo lugar no ranking no setor. O crescimento da empresa americana de locações foi um dos grandes destaques do setor de turismo em 2024, chegando aos 36,7% na comparação com 2023. Atualmente, a plataforma detém 12,4% do share of trafic do segmento, ficando atrás da plataforma de viagens e acomodações, Booking, com 17%.

Além do sucesso do Airbnb, a maior alta de dezembro ficou com a Click Bus - com 32% de crescimento em relação a novembro . O site de passagem de ônibus conquistou o sétimo lugar ao subir duas posições,  alcançando 12 milhões de visitantes. Outra plataforma que cresceu e entrou no TOP 10 foi a Quero Passagem, que cresceu 31% em dezembro, com 8 milhões de acessos. As três empresas foram as que mais cresceram, contribuindo para mais um mês positivo ao setor de turismo. 

Fonte: Relatório Setores do E-commerce no Brasil/2025

 

OLX apresenta crescimento e ultrapassa concorrentes asiáticas 

A OLX cresceu 1,8% no mês de dezembro, indo na contramão da grande maioria dos e-commerces brasileiros. Com isso, a empresa holandesa ultrapassou as concorrentes Temu e Samsung para alcançar o 4º lugar do ranking geral do e-commerce. 

Temu e Samsung tiveram quedas de 5% e 18%, respectivamente, durante dezembro,  após alcançarem resultados recordes em novembro. Ainda no ranking geral, Airbnb e Renner subiram duas posições cada, ficando na 14º e 15º posições respectivamente. 

A empresa com o crescimento mais impressionante foi a Amazon.com, do setor de importados – importante diferenciar da Amazon Brasil, que atua no setor de marketplace. A empresa cresceu 36% em dezembro e entrou no Top 30 dos maiores e-commerces do país, alcançando a 22º posição. 

Sobre a Conversion

 

Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela Great Places to Work.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAURA GABRIELA PACHECO FASSINA DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »