Primeira série a discutir veganismo em canal aberto estreia na TV Brasil

Com Mayana Neiva, série QUERO SER VEG aborda a alimentação vegana em cinco episódios com bom humor e informação

DARIENE PASTERNAK
24/01/2025 12h16 - Atualizado há 2 meses

Primeira série a discutir veganismo em canal aberto estreia na TV Brasil
NOVELO FILMES/DIVULGAÇÃO

A série QUERO SER VEG, com a atriz Mayana Neiva, estreia na TV Brasil, exibida sempre aos sábados a partir de 25 de janeiro. Com cinco episódios de 26 minutos, a produção aborda o veganismo e desfaz mitos relacionados à alimentação baseada exclusivamente em vegetais, prática que já faz parte da rotina de cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Veganismo. A série será exibida aos sábados, às 12h30, na TV Brasil, disponível em sinal aberto, nos pacotes básicos de assinatura, pelo app TV BRASIL PLAY e site tvbrasil.ebc.com.br/webtv. Essa é a primeira série sobre veganismo transmitida em um canal aberto no Brasil.

De forma descontraída e educativa, a série criada pela Novelo Filmes (SC) explora os principais mitos que afastam as pessoas do veganismo: custo elevado, falta de praticidade, pouco sabor nas refeições, valor nutricional insuficiente e a percepção de ser apenas uma "modinha". Em cada episódio, Mayana Neiva visita restaurantes, estabelecimentos veganos e também feiras, onde compra os produtos para cozinhar com Dani Lima, chef de cozinha. São preparadas três receitas por episódio, que reforçam a descontrução dos mitos abordados na produção. "A diversão do programa era esta, aprender a cozinhar. E eu realmente consegui fazer as receitas que aprendi com Dani em casa. O grãomelete (com grão de bico) virou rotina e também os vegetais no forno. Mas o que eu mais gostei de descobrir foi a levedura, que dá um sabor sensacional aos pratos", conta Mayana, lembrando que a série vai ao ar bem na hora do almoço.

Criada e produzida em Florianópolis, QUERO SER VEG ainda discute o tema com nomes como Marly Winckler, da
União Vegetariana Internacional (IVU); Carmen Rial, antropóloga e professora; Leonardo Luvizetto, fundador da página em portal nacional “Vegano Periférico”; Susana Silva, paratleta brasileira de canoagem; Marcos José de Abreu, o Marquito, deputado estadual por Santa Catarina defensor da agroecologia, entre outros. A série oferece um olhar inclusivo e prático sobre o veganismo, destacando a riqueza da culinária com vegetais.

A série tem direção da cineasta Cíntia Domit Bittar (SC), vegana há mais de uma década e sócia da Novelo Filmes, ao lado de Ana Paula Mendes e Maria Augusta V. Nunes, também também adeptas do vegetarianismo e veganismo. “Fiquei bem feliz com o resultado. A série diverte, informa e entretém, objetivos que tínhamos desde a primeira vez que pensamos em fazer algum conteúdo sobre o tema”, afirma Cíntia.

ONDE VER: 

TV Brasil -  o canal aberto da TV Brasil varia de acordo com a cidade; o canal está disponível nos pacotes básicos de assinatura.

Ao vivo: pelo app TV BRASIL PLAY  e em tvbrasil.ebc.com.br/webtv

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DARIENE PASTERNAK
[email protected]


Notícias Relacionadas »