13/01/2025 às 19h59min - Atualizada em 15/01/2025 às 08h02min

Benefício-Farmácia: ​uma ​solução inovadora na gestão de saúde corporativa

Por Mathias Costa Pereira, Gerente Comercial do Healthy​ d​a Interplayers

NB PRESS
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Interplayers

A ​digitalização​ está revolucionando a gestão de benefício-farmácia, ampliando ​a possibilidade ​de acesso a medicamentos e produtos de saúde e oferecendo soluções personalizadas para empresas, operadoras de saúde e redes de drogarias em todo o Brasil. Com isso, simplifica o processo de aquisição de medicamentos, promove bem-estar e economia para colaboradores e beneficiários, fazendo com que as organizações tenham uma gestão eficiente e integrada. 

Soluções para diferentes setores 

 ​A​tendendo a diferentes segmentos do mercado, sempre com foco na saúde corporativa e na melhoria do atendimento, existem diversos formatos para gestão de benefício-farmácia. Os principais serviços oferecidos são: 

Saúde corporativa: voltado para departamentos de RH,​ ​facilita a administração de benefícios farmacêuticos para colaboradores, proporcionando ampla rede credenciada de farmácias. A empresa pode personalizar as regras do benefício, além de acompanhar indicadores de saúde que ajudam a prever e reduzir custos. Para as equipes, o aplicativo permite a compra de medicamentos de forma prática, seja online ou em estabelecimentos físicos, além do acesso a ofertas exclusivas. 

Operadoras de saúde: permite que as operadoras de planos de saúde integrem o benefício-farmácia aos seus serviços, agregando ainda mais valor para os clientes. Por meio de APIs e sistemas de fácil integração, o benefício pode ser incorporado à estrutura já existente da operadora, com a possibilidade de oferecer descontos e vantagens adicionais que facilitam o acesso a medicamentos a preços reduzidos, além de uma interface personalizável de acordo com as necessidades de cada cliente. Para a operadora também há o ganho com a gestão dos indicadores de saúde populacional, permitindo um melhor apoio e suporte ao paciente. 

Varejo farmacêutico: para redes de drogarias que buscam melhorar a gestão dos seus convênios com empresas, a plataforma oferece ferramentas completas para administrar as regras e ofertas de produtos. Isso não apenas fortalece o relacionamento B2B das farmácias com seus parceiros, mas também facilita a jornada de compra para os beneficiários, oferecendo descontos atrativos e uma experiência integrada, seja na loja física ou no e-commerce.  
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Existe ainda a possibilidade de ampliar os benefícios-farmácia ​a partir da​ integração com os programas de fidelidade da indústria farmacêutica, permitindo que os usuários tenham acesso a descontos adicionais em medicamentos de marcas renomadas, com reduções que podem chegar a 35%. Para tanto, é preciso buscar o parceiro ideal no mercado. 

Outro ponto de destaque é o sistema de gestão robusto oferecido para organizações e farmácias, que permite monitorar e ajustar os benefícios de acordo com as necessidades dos colaboradores. Relatórios preditivos e ferramentas analíticas ajudam empresas na tomada de decisões mais assertivas sobre a saúde dos funcionários, promovendo uma gestão eficiente dos custos nesse campo. 

Impactos para companhias e pessoas 

Para as empresas, a plataforma oferece mais do que uma simples solução de descontos em farmácias. É uma ferramenta estratégica, que contribui diretamente para o bem-estar dos colaboradores, resultando em aumento da produtividade e redução do absenteísmo. Além de ser uma solução sustentável e escalável, a ferramenta oferece suporte especializado para atender às necessidades de cada companhia. Por meio de indicadores e relatórios detalhados, os gestores de RH podem monitorar a saúde dos funcionários e identificar tendências de consumo, o que possibilita a tomada de decisões para a redução de custos. 

Ao facilitar o acesso a medicamentos e tratamentos, a plataforma também promove a adesão ao tratamento médico, reduzindo o absenteísmo e melhorando a saúde geral dos funcionários. Estes, por sua vez, têm à disposição um aplicativo intuitivo que centraliza todas as suas necessidades de saúde. Seja para verificar o saldo disponível, procurar farmácias próximas ou realizar pré-compras, a ferramenta simplifica o processo, permitindo que o usuário economize tempo e dinheiro. 

Inovações e perspectivas 

No atual cenário da saúde corporativa, em que a digitalização e a personalização são tendências crescentes, os benefícios-farmácia se destacam como alternativa moderna e produtiva. Combinando tecnologia avançada com uma vasta rede de farmácias e parceiros, eles vão além dos benefícios tradicionais, integrando serviços de telemedicina e exames rápidos, além da possibilidade de projetos customizados para grandes corporações. 

Com a crescente valorização dos benefícios de saúde pelos funcionários, especialmente após a pandemia, uma plataforma voltada para esse tipo de iniciativa se torna fundamental para empresas que desejam não apenas cuidar de seus colaboradores, mas também se destacar no mercado como líderes em saúde corporativa. 

De forma geral, a plataforma de gestão está transformando o modo como companhias, operadoras de saúde e farmácias gerenciam e oferecem benefícios relacionados à saúde. Ao proporcionar uma experiência digital integrada, com foco em economia, conveniência e personalização, a solução ajuda a criar um ecossistema de saúde mais eficiente e acessível para todos os envolvidos. 

*Mathias Costa Pereira é Gerente Comercial do Healthy​ d​a Interplayers, hub de negócios da saúde e bem-estar


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DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
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