Prometeu aprender inglês em 2025? Professora e influenciadora Paula Gabriela dá dicas para não desanimar no meio do caminho

Pesquisa revela que o interesse pelo aprendizado de novos idiomas está ligado ao desejo de iniciar o próximo ano cumprindo metas e resoluções

RENATA DE OLIVEIRA | VCRP
13/01/2025 13h24 - Atualizado há 2 meses

Prometeu aprender inglês em 2025? Professora e influenciadora Paula Gabriela dá dicas para não desanimar no meio do caminho
Foto: Freepik
 

Com o início de 2025 se aproximando, muitas pessoas estão começando a se planejar para aprender ou melhorar o inglês. No entanto, manter a motivação ao longo do ano pode ser um grande desafio. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, encomendada pela  Fluency Academy – uma das maiores plataformas de ensino de idiomas online na América Latina –, o estudo revela que o interesse pelo aprendizado de novos idiomas está ligado ao desejo de iniciar o próximo ano cumprindo metas e resoluções. Entre os entrevistados, 64% apontam a comunicação em viagens como principal motivação para aprender um novo idioma, seguida pelo desejo de ampliar o conhecimento (51%). O Inglês lidera como idioma mais procurado (64%) seguido do Espanhol, com 42% do interesse dos entrevistados. Francês e Italiano também aparecem na lista de interesse, ambos com 21%. 

 

A professora e influenciadora Paula Gabriela, uma das principais criadoras de conteúdo sobre ensino de inglês da Fluency, comenta que uma das principais barreiras para quem começa a aprender inglês é o desânimo diante de dificuldades iniciais. “Quando estabelecemos uma meta muito ampla e não a alcançamos em poucos meses, nos sentimos frustrados e desistimos. Por isso é importante estabelecer metas realistas e que se renovem de tempos em tempos”, explica Paula.

 

A especialista ainda compartilha uma reflexão sobre como isso se aplica ao aprendizado de idiomas. “Existe um ditado em inglês que diz: ‘how do you eat an elephant? - one bite at a time.’ Que quer dizer ‘como se come um elefante? - uma mordida por vez’. O mesmo funciona com o aprendizado de uma nova língua. Manter os pés no chão ao traçar os objetivos, como: ‘até o fim do mês, aprender a me apresentar’, ‘até o fim da semana, saber descrever minha rotina’, ‘não preciso falar como um nativo para me comunicar bem’, pode ajudar o aluno a se manter engajado”, conclui.

 

A professora compartilhou cinco dicas valiosas para quem deseja acelerar o aprendizado e alcançar a fluência no idioma de forma mais rápida e eficaz.

 
  1. Coloque em prática o que aprende: Aprendeu uma palavra nova? Tente usá-la no seu dia a dia ou, pelo menos, formar uma frase com ela. Nosso cérebro fixa melhor o aprendizado quando produzimos algo com o que aprendemos. Além disso, a prática constante ajuda a transformar o que foi aprendido em algo natural, tornando-o parte do seu vocabulário habitual. Então, ao aprender algo novo, busque maneiras de aplicá-lo de imediato, seja conversando com alguém ou até mesmo escrevendo.
     
  2. Não tente estudar tudo de uma vez: Um dos maiores erros é estudar por muitas horas seguidas em um único dia. É natural se sentir motivado e querer “abraçar o mundo”, mas é muito mais eficiente estudar 30 minutos por dia, 6 vezes na semana, do que 3 ou 4 horas seguidas apenas uma vez por semana. Esse método permite que o cérebro absorva e processe o conteúdo de forma mais eficiente, além de evitar o desgaste e a sobrecarga. A regularidade e a frequência são muito mais valiosas do que tentar aprender tudo de uma vez.
     
  3. Durma bem: O cérebro precisa do sono para consolidar memórias e aprendizado. Dormir pouco é um dos principais motivos que nos levam a esquecer rapidamente o que aprendemos. Além disso, a falta de sono pode prejudicar a concentração, dificultando o foco durante o estudo. Portanto, garantir uma boa noite de sono não é apenas necessário para o descanso físico, mas para um aprendizado mais eficiente e duradouro.
     
  4. Configure suas redes sociais em inglês: Quanto tempo você passa nas redes sociais? Alterar o idioma do Instagram, Facebook ou YouTube para o inglês pode ajudar você a aprender novas palavras sem perceber. A exposição constante a esse vocabulário de forma natural facilita a assimilação do idioma. Isso ocorre porque, ao interagir com as plataformas, você estará se familiarizando com o idioma de maneira divertida e quase imperceptível, o que torna o aprendizado mais leve e contínuo.
     
  5. Assista a filmes e séries no idioma original: Você pode, é claro, usar legendas em português para entender o conteúdo. No entanto, é fundamental manter o áudio original. Assim, você se familiariza com o idioma, a entonação, as expressões idiomáticas, a pronúncia e, aos poucos, melhora sua compreensão auditiva. Além disso, assistir a conteúdo no idioma original torna o aprendizado mais divertido, pois você se envolve com a cultura e o contexto em que o idioma é falado.
 

Sobre a Fluency Academy

A Fluency Academy é uma das maiores plataformas de ensino de idiomas online, com uma abordagem inovadora que combina tecnologia e métodos de ensino modernos. Com mais de 400 mil de alunos que utilizam a plataforma e creators atuando como professores, a Fluency oferece cursos em diversos idiomas, voltados para o desenvolvimento prático e contínuo das habilidades linguísticas. A missão da plataforma é capacitar alunos ao redor do mundo, tornando o aprendizado de idiomas mais acessível e eficaz.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATA DE OLIVEIRA SOARES
[email protected]


Notícias Relacionadas »