27/12/2024 às 15h37min - Atualizada em 31/12/2024 às 08h06min

Com fantasias, pergaminhos e tecnologia, estudantes de escola pública do Rio Grande do Sul revivem Camões e Shakespeare, trazendo poetas mortos de volta à vida 

Projeto "Literatura e Classicismo", da Escola Estadual Dom Pedro de Alcântara, em Dom Pedro de Alcântara (RS), promove uma experiência única, onde os estudantes mergulham no universo renascentista para explorar a conexão entre literatura, sociedade e criatividade. 

AMOTARA AGêNCIA DE NOTíCIAS
Divulgação Seduc RS

A literatura ganhou um novo significado na Escola Estadual Dom Pedro de Alcântara, em Osório (RS), onde o projeto "Literatura e Classicismo" e trouxe novos horizontes para os estudantes no Ensino Médio Integral ao integrar tecnologia e atividades lúdicas em uma experiência única. Sonetos de autores como Camões, Shakespeare e Sá de Miranda foram analisados em aulas temáticas que recriaram a atmosfera renascentista, transformando textos clássicos em vivências que conectaram os alunos à riqueza cultural do período. 

Com ambientes decorados, uso de ferramentas digitais e momentos de interação criativa, como declamações e fantasias, o projeto ofereceu uma abordagem inovadora para o aprendizado da literatura. Sob a orientação da professora Débora Pinho Gomes, a iniciativa uniu o rigor acadêmico a práticas envolventes, incentivando os estudantes a desenvolverem autonomia, pensamento crítico e um olhar mais amplo sobre o papel da arte na construção social. 
"O projeto foi uma oportunidade de mostrar aos alunos que as obras literárias não estão distantes de suas vidas, mas são um reflexo da sociedade e de questões humanas atemporais. Transformar a sala de aula em um ambiente interativo, com fantasias e debates, trouxe mais significado para o aprendizado e despertou um interesse genuíno pela arte e pela cultura," comenta Débora Pinho Gomes, professora responsável pela iniciativa. 
 
A iniciativa começou com uma ambientação cuidadosamente planejada para transportar os alunos ao movimento do Renascimento. A sala de aula foi decorada com elementos temáticos, como velas e sonetos em pergaminhos, criando um "túnel do tempo" que despertou a curiosidade dos participantes logo na primeira aula. A partir daí, eles se engajaram em atividades interativas, como a construção de mapas mentais para organizar ideias sobre o Classicismo, movimento literário que buscava a harmonia e o equilíbrio por meio da retomada de valores da antiguidade clássica, e seminários em que declamaram e analisaram sonetos de grandes autores. O uso de Chromebooks para pesquisa e da ferramenta “Árvore Livros” ajudou a integrar tecnologia ao aprendizado, enquanto momentos como a exibição de “Sociedade dos Poetas Mortos” e a proposta de se fantasiarem como figuras do período tornaram a experiência mais lúdica e marcante. 

“Dar aos estudantes o protagonismo foi essencial para o sucesso do projeto. Eles não apenas absorveram o conteúdo, mas tiveram a oportunidade de criar, questionar e apresentar suas próprias interpretações dos textos. Essa abordagem prática reforçou o aprendizado e mostrou a eles que suas vozes e perspectivas têm valor. Quando um aluno declama um soneto ou propõe uma análise, ele não está apenas aprendendo literatura, está também desenvolvendo confiança e habilidades que levará para a vida toda,” destaca a professora.  
 

O projeto foi finalista da Iniciativa Boas Práticas Pedagógicas: Inspirando o Futuro do Ensino Médio Integral, promovida pela Sincroniza Educação com o apoio do Instituto Sonho Grande. Esse reconhecimento reforça a relevância de propostas que utilizam metodologias ativas para conectar o aprendizado escolar às demandas sociais, formando estudantes mais preparados para os desafios contemporâneos. 

Protagonismo e aprendizado na prática 
 
O Ensino Médio Integral oferece uma estrutura que valoriza a formação integral dos estudantes, unindo o desenvolvimento acadêmico às habilidades socioemocionais e ao protagonismo juvenil. Nesse modelo, projetos como este encontram um terreno fértil para florescer, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu aprendizado. Além de promover a autonomia e o trabalho em equipe, a modalidade estimula a conexão entre a teoria e a prática, tornando a experiência educacional mais significativa e alinhada às demandas do mundo contemporâneo. Essas iniciativas fortalecem o engajamento e ajudam os jovens a desenvolverem competências essenciais para a vida acadêmica, profissional e cidadã. 

Sobre o Ensino Médio Integral  
O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.  
 

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VANESSA MIRANDA MENEZES
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