30/12/2024 às 08h51min - Atualizada em 30/12/2024 às 08h51min

SP avança no transporte sobre trilhos com novos trens e ampliações de linhas

Chegada do primeiro trem da Linha 17-Ouro marca retomada de obras, enquanto expansões na Linha 2-Verde e Linha 15-Prata fortalecem a rede de mobilidade urbana.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Agência SP (GOV.SP)
Divulgação / Agência SP (GOV.SP)
A chegada do primeiro trem da Linha 17-Ouro a São Paulo simboliza a retomada de obras importantes na gestão atual. Em 2024, avanços como o início das obras na Linha 15-Prata, melhorias em estações com instalação de portas de plataforma e a extensão do metrô até Guarulhos demonstraram o compromisso com a modernização do transporte público.

O trem da Linha 17, que ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de metrô e trens em 2026, já está em fase de testes. A obra, que ultrapassou 80% de conclusão, teve avanços significativos, como instalação de vigas, coberturas, passarelas e energização do trecho operacional.

Na Linha 2-Verde, a maior tuneladora da América Latina, o "Tatuzão", já escavou quase 2,5 km de túneis, conectando três das oito estações em construção. O governo também assinou um contrato de R$ 2 bilhões para sistemas elétricos e portas de plataforma e iniciou a ampliação do Pátio Tamanduateí para receber 22 novos trens.

Outro destaque é a expansão da Linha 15-Prata, com a chegada de um novo trem e o início da construção da estação Ipiranga, que será integrada à Linha 10-Turquesa. Um investimento de R$ 1,4 bilhão foi destinado à aquisição de 19 composições, visando atender melhor a população e expandir o trajeto até Jacu Pêssego.

Por fim, a estação São Joaquim (Linha 1-Azul) começou a ser ampliada para futura integração com a Linha 6-Laranja, reforçando a conectividade do sistema. Esses projetos refletem os esforços para transformar o transporte público na capital paulista.
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