23/12/2024 às 13h36min - Atualizada em 25/12/2024 às 08h03min

Terceirização fiscal e contábil: quais os componentes que as premiações apontam de um BPO de sucesso

Com a terceirização conquistando cada vez mais espaço no planejamento financeiro empresarial, empresas buscam excelência nos serviços de BPO. Especialista de empresa premiada fala sobre as tendências do mercado no país

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À medida que as empresas buscam eficiência e precisão em suas operações, o Business Process Outsourcing (BPO) se firma como um componente essencial da gestão financeira e tributária no Brasil. Projetado para terceirizar funções administrativas e operacionais não-essenciais, o BPO permite que organizações concentrem recursos em suas atividades principais, enquanto deixam processos críticos como gestão tributária e compliance fiscal nas mãos de especialistas. 

O BPO fiscal e contábil se destaca entre as modalidades mais requisitadas, oferecendo serviços como controle e gestão das operações financeiras do negócio, gerenciamento de obrigações fiscais e automatização de processos contábeis rotineiros. 

Segundo um estudo da consultoria Grand View Research, o mercado global de BPO deve crescer em média 9% ao ano até 2030, impulsionado pela necessidade das empresas de reduzir custos e otimizar o uso de tecnologia. O Brasil se destaca como principal referência de BPO na América Latina, ocupando o quarto lugar no ranking de indústrias globais de terceirização, de acordo com levantamento da A.T Keamey Global Services Location.

Marcos Gimenez, CEO da Bravo, empresa especialista em soluções inteligentes da transformação digital das áreas fiscal e contábil, alega que o BPO deixou de ser uma opção de otimização e se tornou parte fundamental da segurança e competitividade das empresas. “Gerenciamento tributário e contabilidade financeira estão sendo mais requisitadas dentro da terceirização de serviços, já que o mercado está cada vez mais dinâmico e requer estratégias de agilidade e precisão nestes processos", ressalta Gimenez. 

Resultados de excelência 

A Bravo atua de forma completa, desde a análise até a implementação de processos financeiros, oferecendo uma visão ampla do setor financeiro da empresa. Um exemplo do impacto do BPO na prática é o case de uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil. Por lidarem com uma gestão fiscal complexa, com diversas obrigações municipais espalhadas pelo país, a instituição optou pelo BPO da Bravo por reconhecer a empresa como a única capaz de unificar tecnologia e gestão de negócios de forma qualificada. Em menos de um ano de atividade, 100% das inconsistências e atrasos na entrega de obrigações fiscais foram eliminadas. O resultado positivo ampliou a atuação da Bravo para mais de 60% das agências da cooperativa. "Até o final de 2024, estaremos em 100% das agências, garantindo segurança de dados, compliance e agilidade na atuação fiscal", revela Gimenez. 

Como resultado dos serviços prestados, a Bravo conquistou o prêmio “Melhores Empresas de BPO 24/24”, concedido pela Leaders League, ranking jurídico internacional de serviços empresariais.  “É um reconhecimento que mostra que estamos na direção certa, oferecendo o que temos de melhor no BPO atualmente”, celebra Gimenez. 

O CEO também destaca o que levou a Bravo a conquistar o prêmio. “Não se trata apenas de realizar um serviço burocrático. A grande sacada do BPO está na personalização; alinhar corretamente as expectativas com cada cliente e entender onde podemos chegar”, ressalta. Para Gimenez, apostar na gestão de dados também é essencial para oferecer um outsourcing de qualidade. “É através dos dados que conseguimos visualizar diferentes cenários e tomar decisões mais assertivas. Estamos investindo constantemente em refinar nossa análise de dados para facilitar o fluxo de trabalho das empresas”, declara o CEO.

Tendências 

Embora o BPO cresça no mercado, Marcos Gimenez explica que ainda existem desafios para a expansão da área no Brasil. “A área contábil ainda é vista como um setor ‘engessado’ em comparação aos outros. Por isso, buscamos reverter essa visão mostrando como a tecnologia é uma aliada na gestão fiscal e contábil ", pontua o CEO.

Além dos desafios, Gimenez ressalta os benefícios que tornam o BPO uma escolha estratégica. “As empresas conseguem delegar tarefas de alta complexidade a especialistas, economizando tempo e recursos que podem ser direcionados para áreas-chave do negócio. Isso representa um diferencial competitivo, pois, com menos margem para erros fiscais e maior compliance, elas ganham em confiança e credibilidade no mercado.”

Para 2025, as expectativas são de que o BPO continue a crescer e se torne ainda mais sofisticado, com o uso de inteligência artificial e automação de processos, tornando a gestão financeira das empresas mais ágil e segura. No Brasil, empresas de todos os portes e setores seguem adotando o BPO como um recurso para lidar com a complexidade regulatória e financeira.  O CEO ainda ressalta a Reforma Tributária como uma das novas regulamentações que podem aumentar a busca pela terceirização. “Não são só as grandes empresas que buscam a terceirização; empresários de todos os portes podem se beneficiar com uma gestão contábil mais ágil e especializada, principalmente em períodos de transição de leis, como será o caso da Reforma Tributária”, finaliza.

Sobre a Bravo

A Bravo é uma empresa especialista em soluções inteligentes para acelerar a transformação digital das áreas financeira, fiscal e contábil. Com mais de uma década de atuação, mais de 200 mil obrigações fiscais entregues anualmente e 50 bilhões de reais em impostos apurados, faz o desenvolvimento de tecnologia própria, é pioneira no uso de Robotic Process Automation (RPA) e inteligência artificial, além de utilizar serviços automatizados de Business Process Outsourcing (BPO 4.0) para a simplificação das rotinas fiscais.

A empresa conta com um suporte constante que sustenta as operações das soluções fiscais, agindo imediatamente na origem de qualquer problema. A equipe multidisciplinar atua no acompanhamento e garante a detecção, o diagnóstico e a resolução de demandas com rapidez e eficiência. 

O objetivo da Bravo é revolucionar a gestão contábil, fiscal e financeira, levando nobreza aos profissionais destas áreas e apoiando-os a se dedicarem plenamente ao crescimento do seu negócio. E para crescer sem perder a nossa essência, apostamos em uma cultura forte. Em 2024, a empresa foi premiada como “Melhor Empresa de BPO 24/24” pela Leaders League. 

O Programa Garra é o compromisso social da Bravo que, em parceria com um programa de capacitação profissional, vai impactar a vida de jovens com desenvolvimento pessoal/profissional e oferecer uma oportunidade no mercado de trabalho.

 


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GIOVANA PIGNATI
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