20/12/2024 às 14h28min - Atualizada em 20/12/2024 às 14h28min
São Paulo lança programa para qualificar ouvidorias do SUS até 2025
Iniciativa busca avaliar processos, estabelecer indicadores de qualidade e promover melhorias no atendimento à população em 58 unidades descentralizadas.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Ilustrativa / Prefeitura de São Paulo O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, e o controlador geral do município, Daniel Falcão, assinaram nesta quinta-feira (19) uma portaria conjunta que institui um grupo de trabalho para implementar o programa de Acreditação, Integridade e Qualidade da Rede de Ouvidorias SUS de São Paulo. O objetivo é que as 58 ouvidorias descentralizadas da rede sejam acreditadas até o final de 2025.
A iniciativa busca avaliar e qualificar os processos das ouvidorias do SUS, promovendo melhorias contínuas no atendimento à população. "A acreditação vai qualificar a informação e reforçar a gestão inovadora da Saúde", afirmou Zamarco. Áreas como atenção primária e hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde já passaram por processos semelhantes.
Maria Lumena Balaben Sampaio, ouvidora geral do município, destacou que o programa também ajudará a estabelecer indicadores de qualidade e alinhar a agenda entre a Ouvidoria Geral e as unidades setoriais da cidade, com a possibilidade de expansão estratégica a outras ouvidorias.
A cerimônia ocorreu na Prefeitura de São Paulo e contou com a presença de representantes de diversas áreas da gestão municipal, incluindo controle interno, regulação e ouvidorias. O evento marcou mais um passo na busca por excelência no atendimento ao cidadão.