Empreendedorismo no Brand Experience: estratégias que definirão o sucesso das marcas em 2025

Para liderar o futuro, tendências como fortalecimento de comunidades, sustentabilidade e diversidade impulsionarão a evolução dos negócios em um mercado desafiador

CAROLINA CARDOSO
17/12/2024 09h30 - Atualizado há 3 meses
Empreendedorismo no Brand Experience: estratégias que definirão o sucesso das marcas em 2025
Divulgação

São Paulo, dezembro de 2024 — Com a constante evolução do comportamento dos consumidores e o avanço tecnológico, 2025 promete ser um marco no setor de brand experience. Marcas que desejam destacar-se precisarão adotar estratégias inovadoras e alinhadas às tendências emergentes. Segundo um levantamento recente da Kantar, alguns pilares, como personalização, sustentabilidade, evolução da Inteligência Artificial e a economia dos criadores estão entre as bases que definirão o sucesso no mercado.

Entre os principais destaques, está a comunidade, uma tendência que se fortalecerá cada vez mais no próximo ano. Em um mundo, onde a pandemia da Covid-19 marcou o distanciamento físico entre pessoas, para 2025, o sucesso das marcas também estará cada vez mais ligado à sua capacidade de criar comunidades vibrantes, unidas e engajadas em torno de seus valores e propósitos. 

“Não será suficiente apenas vender produtos; será essencial oferecer espaços onde consumidores possam interagir, trocar experiências e construir conexões reais. E o grande diferencial dos eventos estará nisso: na capacidade de gerar o senso de pertencimento. Esse será o diferencial competitivo, transformando clientes em defensores leais de valores e estilos de vidas do grupo de pessoas dos quais participam", comenta Gustavo Costa, CEO da LGL Case. 

Sobre o fortalecimento de comunidades e entre comunidades, a própria WGSN valida essa orientação para o mercado. No artigo Estratégia de marca 2025: O futuro das colaborações, a empresa de previsão de tendências afirma que as marcas precisarão ir além do convencional, adotando a imaginação estratégica para enfrentar um cenário de decisões complexas e incertezas. Segundo a companhia, “uma das soluções para a imaginação estratégica são as colaborações entre diferentes varejistas/indústrias. Essas parcerias podem criar sinergias que impulsionam ambos os setores e os ajudam a alcançar um novo patamar no mercado.”

Assim como as comunidades, a sustentabilidade também está no centro das expectativas dos consumidores. Já não basta parecer preocupado com o Meio Ambiente, é preciso ser e ter ações reais voltadas para essa defesa. O consumidor está mais atento, mais crítico. Segundo Gustavo, em 2025, práticas sustentáveis deixarão de ser "bonitas na vitrine" e tornar-se-ão pré-requisitos para fidelizar clientes. Para ele, as marcas que não adotarem um propósito genuíno e incorporarem práticas responsáveis em todas as suas operações estarão fadadas a crises e a perda de interesse contínuo do público.

“No meio onde a LGL atua, por exemplo, não existe mais a possibilidade de não pensar em reutilização de materiais — até mesmo entre empresas, que de concorrentes podem, também, ser parceiras. Aqui na casa, por exemplo, temos toda a organização para guardar estruturas de eventos que podem ser reutilizadas em edições posteriores ou repensadas para se tornar criações novas. Isso é estratégia que tem a preocupação ambiental não como um detalhe, mas como um valor", explica Gustavo.  

A diversidade e a inclusão também estabelecem-se como pilares inegociáveis. “Não se trata apenas de representação, mas de identificação. Campanhas autênticas, que refletem verdadeiramente a pluralidade da nossa sociedade, têm o poder de gerar conexões profundas e duradouras. Isso, em um mercado saturado, faz toda a diferença", analisa o CEO.

Assim, em um cenário onde tendências como personalização, sustentabilidade, diversidade e construção de comunidades moldam o futuro do mercado, a capacidade de adaptação e inovação será determinante. “As marcas que não apenas acompanharem, mas liderarem essas transformações, estarão à frente em 2025", finaliza o executivo. 

Sobre a LGL Case
A LGL Case é uma agência especializada em cross marketing e brand experience, oferecendo uma estrutura completa para a realização e gestão de eventos, ações promocionais, criação de peças publicitárias e marketing de conteúdo (online e offline). Fundada por Gustavo Costa, que tem um forte envolvimento pessoal com a operação, a LGL diferencia-se por ser uma agência com foco no cliente, e com experiências memoráveis, combinando serviços integrados com logística própria e armazenamento. Com uma forte atuação no mercado, a companhia atende clientes de peso como Volkswagen, Audi, Porsche, Coca-Cola, BYD, GPA e Prefeitura de São Paulo. Para 2024, projeta um faturamento de R$ 60 milhões, com um crescimento anual esperado de 35%. Além disso, destaca-se como a primeira agência no Brasil com três certificações ISO de ESG, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
NR7 | Full Cycle Agency
[email protected] 
Valéria Masson
Nathália di Oliveira
Carol Cardoso


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Anna Carolina Cardoso Martins
[email protected]


FONTE: LGL Case
Notícias Relacionadas »