Inteligência Artificial: uma forte aliada na esteira de crédito

RAQUEL BARRETO
12/12/2024 10h27 - Atualizado há 3 meses
Inteligência Artificial: uma forte aliada na esteira de crédito
Romulo Pereira, CEO da Qred

Romulo Pereira* 

Uma visão simplista quando se pensa em Inteligência Artificial é imaginar um robô tomando para si o papel do ser humano. Esse tipo de percepção é naturalmente influenciado pelo cinema, com robôs desempenhando tarefas domésticas, interagindo em sociedade, questionando a incapacidade de vivenciarem sentimentos humanos. Deixando de lado as produções dos grandes estúdios é importante refletir sobre os impactos reais da IA no mundo corporativo e quais os benefícios e as facilidades essa aliada pode trazer para os trabalhadores e para os clientes.

Quando olhamos para a jornada da concessão de crédito, os processos consistem em coletar e analisar uma série de documentos, confirmar dados, avaliar riscos, projetar adimplência e inadimplência, monitorar pagamentos. Tudo isso é feito por funcionários dedicados a diferentes etapas. Agora, vamos imaginar que em cada passo existe uma aplicação de Inteligência Artificial. Por exemplo, um potencial cliente, uma pequena empresa, preenche um formulário de pedido de análise de crédito, ainda sem documentação, mas indicando o valor e o segmento de atuação. A partir disso, a IA pode fazer um fast track analisando aspectos como faixa de capital requerido, se a solicitação é para uma região de maior ou menor inadimplência e outros aspectos.

Passando a uma etapa seguinte, a mesma tecnologia pode analisar a documentação por meio de leitura automática, verificar se há probabilidade de falsificação, se a declaração de Imposto de Renda é consistente, se foi identificada sonegação de impostos. Com o uso da IA nessas verificações, o profissional tem mais agilidade e segurança quando faz uma avaliação de risco sobre um pedido de crédito, pois seu foco está na limitação e na mitigação do risco de fraude, no entendimento da alavancagem do potencial cliente, entre outros pontos.

Seguindo os fluxos, os roteiros de entrevista de uma empresa que atua na concessão de crédito podem ser aprimorados via utilização da IA, que atualiza as perguntas do script com base nas entrevistas feitas anteriormente. O sistema analisa esse histórico, acrescenta outros aspectos como o momento macro econômico do país, setor, porte e valor solicitado e, com isso, customiza o roteiro para cada nova entrevista feita por um profissional. Com todas essas contribuições da IA, chega a etapa em que um ser humano, munido de inteligência de dados, irá aprovar (ou não) a concessão de um empréstimo.

A partir do momento em que o cliente entra na carteira da empresa de crédito, a IA é uma ferramenta que pode ser adotada na gestão do portfolio, na identificação de inadimplência e antecipação de fluxos de cobrança e, nos processos de negociação, também é possível modular o discurso utilizando conceitos de Programação Neuro Linguística que permitem identificar, por exemplo, se um cliente não tem condições de efetuar o pagamento ou se o seu objetivo é conseguir um desconto ou uma prorrogação de prazo. A tecnologia pode indicar inclusive o momento mais adequado para negativação junto aos órgãos competentes quando necessário.

A Inteligência Artificial também é uma ferramenta que potencializa os resultados de ações de comunicação e marketing, por meio da produção de conteúdos, captação e interação com clientes, além de outras frentes nas diversas áreas corporativas.

Os processos se tornam mais precisos, rápidos, seguros e isso é positivo tanto para o cliente que solicitou o crédito, como para quem está concedendo o valor. Para uma pequena e média empresa que precisa, muitas vezes, de acesso rápido ao empréstimo, essa redução no tempo e o aumento na precisão durante a análise podem significar um sonho realizado, uma oportunidade garantida, um investimento feito ou um fluxo de caixa necessário. A Inteligência Artificial é realidade e incorporar essa aliada na vida corporativa o mais rápido possível é vital para os negócios, funcionários e clientes.

 

*Romulo Pereira é CEO da Qred Brasil, fintech de crédito online para Pequenas e Médias Empresas. Em sua trajetória atuou em empresas como BCG, Banco Votorantim, Gympass e iugu. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Raquel Barreto Dos Santos
[email protected]


Notícias Relacionadas »