09/12/2024 às 10h51min - Atualizada em 09/12/2024 às 16h03min

Mutirão solidário colore centenas de casas no Jd. Ângela

Ação na Zona Sul de São Paulo contou com o trabalho de 120 pintores voluntários

LUCAS RODRIGUES CUNHA
Divulgação


Aconteceu no último sábado (7), em uma comunidade do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, um mutirão de pintura solidária que coloriu a fachada de 115 casas de moradores. A ação foi promovida pela Universidade Futura Tintas, iniciativa da fabricante de tintas que oferece capacitação gratuita para pintores, e contou com o trabalho de 120 profissionais voluntários, em sua maioria ex-alunos da Universidade.

Celebrar os dez anos da Universidade com um mega mutirão de pintura foi um verdadeiro presente. Desde a fundação, nosso desejo sempre foi formar uma grande comunidade para fazer o bem e melhorar a vida das pessoas, colorindo suas vidas. Ver tantas pessoas comprometidas, se doando em um sábado, mesmo com o desgaste físico, é motivo de grande orgulho e gratidão. Estou muito feliz e grato por essa ação e pelo comprometimento de todos”, comemora Ricardo Stiepich, fundador e líder da Futura Tintas.

Para Carlos Roberto Gouveia de Almeida, o morador mais antigo da comunidade e conhecido como "Senhor Charutinho", a iniciativa também representa um importante apoio financeiro. “Somos financeiramente vulneráveis e realizar pinturas requer um investimento que nem sempre podemos fazer. Para mim, é uma grande ajuda. Além disso, deixar a comunidade mais bonita e colorida é algo que valorizo muito. Sou totalmente a favor de trazer cores para nosso ambiente, pois isso faz toda a diferença na nossa qualidade de vida”, comemora.

Erick Ferreira Oliveira Arruda se formou na Academia do Pintor da Universidade Futura Tintas, em 2016. Já participou de diversos projetos organizados pela Universidade e realiza ações solidárias de forma independente através do MBPM (Movimento Brasil por um Pintor Melhor) ajudando a pintar casas, igrejas, creches, asilos, escolas, APAE, associações filantrópicas, transformando ambientes. Já se dedicou a cerca de 100 pinturas solidárias. “Nessas ações sempre acontecem milagres, e no Jardim Ângela vivenciamos mais um”, comenta.

A ação no Jardim Ângela contou com a parceria do projeto Colorindo Raízes, liderado por Ives Nascimento. “Estávamos em busca de um parceiro e a Futura Tintas nos chamou a atenção por ser a única fabricante do setor a ter uma universidade”, revela Ives, destacando que os resultados da iniciativa já estão sendo percebidos. “A ação gerou uma movimentação enorme em prol do coletivo”, completa.

Para o mutirão, foram utilizados mais de 2.700 litros de tinta. “Essa realização é motivo de muita felicidade e gratidão, pois unir todos era um desejo desde o começo do projeto, em 2014. Acredito que nossos pintores saem da universidade com o propósito de colorir vidas e, hoje, concretizamos esse objetivo de forma coletiva. Minha expectativa é que todos que contribuíram recebam em dobro tudo o que fizeram e que a comunidade seja vista em sua verdadeira essência, mais bonita e colorida”, conclui Patrícia Costa, líder da Universidade Futura Tintas.

A Universidade Futura Tintas

A Universidade Futura Tintas surgiu de um antigo sonho de Ricardo Stiepcich, sócio-diretor da marca, de retribuir aos pintores toda a confiança e respeito que eles têm pela empresa e suas linhas de produtos ao longo de mais de 43 anos de história. Localizada em uma estrutura de 1.800 m² no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, é totalmente equipada para aulas teóricas e práticas lideradas por colaboradores voluntários da Futura Tintas, chamados de Educadores Solidários. Todos trabalham na empresa durante o dia e, voluntariamente, dão as aulas no período da noite.

"Nosso principal objetivo é desenvolver profissionais capazes de atuar no segmento de pintura não apenas com qualidade técnica, mas principalmente com ética, responsabilidade e respeito aos clientes", explica Stiepcich. "Acreditamos que o sucesso de um projeto como esse está na sua semente, em despertar nos pintores um novo olhar sobre a sua profissão e vida pessoal", completa.

Na sede da Universidade, os cursos são divididos em dois módulos: Escola do Pintor, para quem deseja ingressar na profissão, e a Academia do Pintor, para quem já atua como pintor, mas busca aprimoramento. No restante do Brasil, educadores contratados reproduzem o conteúdo para o aprendizado em todas as regiões do País em cursos itinerantes.

Em dez anos desde a fundação, que aconteceu em 2014, a Universidade Futura Tintas já promoveu a capacitação e aprimoramento profissional de mais de 5.000 pintores, divididos em mais de 200 turmas entre Escola e Academia de todas as regiões do país
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS RODRIGUES CUNHA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.