05/12/2024 às 12h28min - Atualizada em 06/12/2024 às 08h08min

Hankook traz inovações para carros elétricos na abertura da Fórmula E em São Paulo

Temporada 11 começa no circuito do Sambódromo do Anhembi

GABRIEL V
Hankook
Divulgação: Hankook

A Fórmula E está de volta a São Paulo no dia de 7 dezembro para a abertura da 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA, com a Hankook pronta para mostrar sua tecnologia em pneus desenvolvidos especialmente para carros elétricos. O Sambódromo do Anhembi e o circuito urbano da cidade prometem um cenário desafiador, ideal para colocar à prova os avanços da marca.

 

Nos testes de pré-temporada, realizados no Circuito de Jarama, na Espanha, os novos carros GEN3 Evo impressionaram com os pneus Hankook iON Race de última geração. Mitch Evans, piloto da Jaguar TCS Racing, registrou o tempo mais rápido, enquanto as equipes com motores Porsche também se destacaram.
 

O GEN3 Evo é uma evolução marcante na Fórmula E, com tração nas quatro rodas e mais potência, o que demandou pneus que acompanhem esse nível de performance. "O pneu da 11ª temporada entrega um pico de performance superior ao do modelo anterior. O composto mais macio permite um desempenho mais agressivo nas curvas, especialmente em situações que exigem frenagem e mudança de direção ao mesmo tempo, adicionando um elemento dinâmico à nossa estratégia de corrida", explica Maximilian Günther, piloto da Team DS PENSKE.
 

A temporada 11 apresenta o GEN3 Evo iON Race modificado, projetado para oferecer mais durabilidade e aderência. Com o novo design, os carros ganham 10% mais aderência e podem reduzir até 1,5 segundo por volta. Feito com 35% de materiais sustentáveis, o pneu combina fibras resistentes ao calor e borracha natural, unindo desempenho, durabilidade e sustentabilidade.

 

O circuito paulistano, que passa pelo Sambódromo — palco de um dos carnavais mais famosos do mundo —, traz uma mistura de retas rápidas e curvas técnicas que desafiam pilotos e equipes. "É um circuito que oferece a um fabricante de pneus o ambiente ideal para avaliação por meio de suas condições diversas", destaca Jiwoong Choi, gerente do projeto de pneus da Fórmula E da Hankook. "A combinação de curvas técnicas, variações de superfície e mudanças de temperatura cria um cenário excelente para testar o desempenho dos pneus."

 

Essa tecnologia de ponta não se limita aos circuitos. O iON evo AS, principal pneu da Hankook para veículos elétricos no mercado latino-americano, aplica elementos derivados das corridas para atender os desafios do dia-a-dia na mobilidade elétrica. Seu design foi projetado para suportar o peso dos veículos elétricos e conta com tecnologia avançada de redução de ruído, essencial para esse tipo de veículo.
 

Os testes e a corrida em São Paulo serão uma vitrine para as inovações da Hankook, com as temperaturas variando entre as sessões matinais e as corridas à tarde, exigindo consistência dos pneus. Durante o fim de semana de corrida, visitantes poderão conhecer essas inovações no espaço de exposição tecnológica no circuito.


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GABRIEL VEIGA DE ALMEIDA
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