São Paulo, janeiro de 2025- O sensor de velocidade da roda, popularmente conhecido como sensor de ABS, monitora individualmente a rotação de cada roda do veículo. Esse componente é essencial para o funcionamento do sistema de freios ABS, ajudando a evitar o travamento das rodas durante frenagens de emergência. No entanto, para que o sistema opere corretamente, é fundamental observar alguns cuidados relacionados aos pneus.
Quando pneus de tamanhos diferentes são instalados no veículo, seja por variação no diâmetro, largura ou altura da banda de rodagem, há uma alteração na distância percorrida a cada volta da roda, ou seja, do perímetro do pneu. Essa discrepância pode causar diversos problemas no funcionamento do sistema de ABS, comprometendo a segurança do veículo.
Além das medidas, o tipo de aplicação do pneu seja em terra, uso misto ou carga, índice de velocidade e peso que ele suporta, devem ser observados. Outro ponto importante, é que o pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o solo. Utilizar pneus em bom estado é fundamental para garantir a segurança dos ocupantes do veículo e demais usuários das vias públicas.
A NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK e é especialista em componentes para sistemas de ignição, alerta sobre as dificuldades que os sensores enfrentam devido às inconsistências nos pneus e reforça a importância de manter a compatibilidade para garantir a segurança dos motoristas.
1- Erros na leitura dos sensores de velocidade: a diversidade das medidas dos pneus, podem provocar variações na velocidade lida em cada roda, aumentando a diferença entre elas e gerando erros no sistema eletrônico;
2- Acionamento indevido de luzes de alerta no painel: indicando falhas no ABS, ESP ou outros sistemas;
3- Desativação temporária de sistemas de segurança:, como ABS e TCS, comprometendo a dirigibilidade.
A importância da calibragem e manutenção dos pneus
Calibrar os pneus regularmente é fundamental para evitar desgastes irregulares, economizar combustível e garantir a segurança. Pneus com pressão muito baixa, por exemplo, afetam a eficiência do veículo e podem comprometer a aderência e o desempenho dos sistemas eletrônicos de segurança.
“Falhas nos sensores de velocidade das rodas podem levar ao acendimento de múltiplas luzes de alerta no painel e à desativação de sistemas cruciais como ABS, TCS e ESP”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica. “Nessas condições, o motorista perde os benefícios de assistência eletrônica, aumentando o risco de acidentes em situações de emergência.”
Além do sensor de ABS, ou velocidade de roda, a Niterra apresenta outros sete modelos de sensores de injeção que estão disponíveis no mercado de reposição como: temperatura; rotação; velocidade; ABS; TPS (posição de borboleta); MAP (pressão absoluta).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANNA CARLA JURAZECKI DE MATTOS
[email protected]