São Paulo, novembro de 2024 – O I Fórum da Eficiência Alimentar, um dos mais importantes encontros do mercado de genética bovina do país, ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024, em Uberaba (MG). O evento, organizado pela Ponta Agro, empresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, responsável pelo gerenciamento de informações de mais de 7 milhões de cabeças por ano em todos os sistemas produtivos, em parceria com diversas empresas e entidades do setor, tem como objetivo reunir especialistas, pesquisadores, pecuaristas e profissionais da área para discutir e fomentar a Eficiência Alimentar na pecuária brasileira.
O fórum reunirá um time de renomados pesquisadores, técnicos, consultores e representantes de centrais de biotecnologia e programas de melhoramento animal, que irão compartilhar conhecimentos e experiências sobre as técnicas e práticas de melhoramento animal com foco na seleção para Eficiência Alimentar em bovinos de corte e leite. As discussões abrangem desde o impacto da eficiência nos diferentes sistemas produtivos até avanços na pesquisa, cases de sucesso e visão de mercado e comunicação, com objetivo de aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental da pecuária.
“A Eficiência Alimentar é um dos pilares para a sustentabilidade e competitividade da pecuária moderna. Discutir esse tema, especialmente no contexto de genética e do melhoramento animal, é fundamental para a transformação do setor. Este fórum será um marco na construção de um futuro mais eficiente para os pecuaristas brasileiros, promovendo práticas que aliam alta produtividade com responsabilidade ambiental”, pontua Marcelo Ribas, Líder de Estratégia da Ponta e palestrante da abertura oficial do evento.
O evento será dividido em dois dias. O primeiro será dedicado a debates técnicos com especialistas convidados, discutindo desde a condução de provas de Eficiência Alimentar até a qualidade das informações e as melhores práticas para implementar essas características nos programas de melhoramento genético. Organizado em três paineis, com revisão do Manual de Procedimentos para Condução de Provas de Eficiência Alimentar; a Eficiência Alimentar nos programas de melhoramento animal; e as Características de Eficiência Alimentar: potenciais de uso no melhoramento animal.
O segundo será voltado para o público geral, com prioridade para pessoas físicas e marcas realizadoras, focando no intercâmbio de conhecimentos e na promoção da eficiência no setor. O foco será o ecossistema da Eficiência Alimentar, tendo em vista os desafios e as possibilidades da pecuária eficiente. Dividido em dois paineis, sendo que o primeiro deles discutirá o impacto financeira da Eficiência Alimentar na Cria e Recria e na engorda intensiva; o uso da Eficiência Alimentar no métodos de seleção; Mitos da Eficiência Alimentar e correlações com outras características; o Futuro da Eficiência Alimentar: demandas para a pesquisa; e Exemplos da Suinocultura - Progressos frente à seleção para Eficiência Alimentar. O segundo painel abordará o Progresso dos Criadores de Eficiência e ações de comunicação para engajamento da cadeia e tratá cases de sucesso, casos de Rancho da Matinha, Genética Aditiva, Grama Senepol, EAO Agropecuária e Agronova Nelore. Ainda, haverá a mesa Mercado e Comunicação: engajamento da cadeia na agregação de valor na Eficiência Alimentar, com Carlos Nunes.
O evento é uma oportunidade única para pecuaristas, pesquisadores, consultores e profissionais da área de genética animal se atualizarem sobre as mais recentes tendências e inovações para a pecuária eficiente. Com vagas limitadas, os participantes terão a chance de se conectar com líderes do mercado, discutir as novas abordagens da genética e garantir acesso a um networking qualificado.
Há duas formas de participação:
Saiba mais
O quê: I Fórum da Eficiência Alimentar
Quando: 4 e 5 de dezembro, às 8h às 17h40min
Local: Auditório ABCZ Mulher, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG)
Inscrições:
Sobre a Ponta
Empresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, presente em nove países, com soluções líderes em pesquisas científicas, tecnologia de gestão de confinamento, rastreabilidade e seleção genética para eficiência alimentar. É responsável pelo gerenciamento de informações de mais de 7 milhões de cabeças por ano. Atualmente, a companhia movimenta R$ 25,8 bilhões de ativos gerenciados por ano, levando em consideração a cadeia produtiva. Compõe esse indicador o valor dos animais e dos insumos de nutrição, sanidade e reprodução. Saiba mais aqui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Janaína Kalsing
[email protected]