São Paulo, novembro de 2024 - Planejar a aposentadoria é um dos grandes desafios financeiros para os brasileiros, especialmente diante das incertezas econômicas locais e da desvalorização da moeda. Pensando nisso, a Nomad, fintech brasileira conhecida por romper barreiras e oferecer soluções completas para a vida financeira internacional das pessoas, traz uma solução acessível e eficiente que é a possibilidade de investir em ativos internacionais, em dólar, visando uma aposentadoria sólida e segura. Segundo uma pesquisa, apenas dois em cada dez brasileiras e brasileiros não aposentados iniciaram a construção de uma reserva financeira para essa fase da vida. Essa constatação vem da 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, uma pesquisa anual da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), realizada em parceria com o instituto de pesquisa Datafolha.
De acordo com Paula Zogbi, gerente de Research e head de conteúdo da Nomad, os objetivos de longo prazo devem estar sempre atrelados a ganhos acima dos aumentos dos preços. Por isso, é essencial compreender como se proteger e investir em tempos de alta inflação.
Um dos grandes benefícios de investir em moeda forte é a proteção contra a inflação e a desvalorização do real. O dólar, como é uma moeda forte, ajuda a proteger o poder de compra a longo prazo. “Dolarizar os investimentos pode garantir que o patrimônio construído ao longo da vida fique menos vulnerável às flutuações econômicas do Brasil, proporcionando uma aposentadoria mais tranquila”, destaca Paula Zogbi. “A descorrelação é aliada aqui, porque momentos de volatilidade nos mercados de risco em geral geram valorização para a moeda americana, considerada um porto-seguro e uma reserva de valor”, complementa.
A Nomad permite que brasileiros invistam nos Estados Unidos, com uma conta internacional, de forma prática e segura, com um alto nível de confiabilidade e que ajuda os investidores a diversificar o seu portfólio. Zogbi destaca que “com o acompanhamento e suporte especializado da Nomad, é possível investir em ativos seguros e pensados especialmente para os seus objetivos”.
Paula Zogbi separou algumas dicas para quem está longe de se aposentar, mas já está pensando a longo prazo. Confira:
Comece o quanto antes
O tempo é um dos fatores mais importantes em qualquer estratégia de investimento. Começar hoje, ainda que com valores menores, garante que sua rentabilidade aconteça em cima de uma base cada vez maior, impulsionando os ganhos. A consistência é ainda mais importante do que comprar o ativo pelo menor preço, segundo estudos.
Diversifique os investimentos
Concentrar todo o capital em um único lugar ou tipo de ativo pode ser arriscado. A Nomad possibilita a diversificação com ativos globais, incluindo ações de grandes empresas internacionais, REITs, bonds e fundos de investimento listados (ETFs), sempre em moeda forte.
Invista de forma constante
A regularidade é essencial. Ao investir mensalmente em ativos em dólar, rebalanceando a carteira quando necessário e reinvestindo dividendos, você estará ampliando suas reservas e se protegendo de variações cambiais e de mercado.
Foque no longo prazo e na proteção de capital
Investimentos para a aposentadoria devem priorizar a estabilidade e a preservação do capital. A Nomad oferece opções de baixo risco, com rendimento constante e segurança para o investidor, ideais para quem busca uma aposentadoria tranquila.
Para quem já está mais próximo da aposentadoria, a dica é focar em ativos que gerem renda passiva, garantindo um fluxo de caixa constante para os gastos recorrentes. Com a Nomad, investir para ter uma aposentadoria tranquila e financeiramente segura se torna possível e acessível para os brasileiros. Contar com uma carteira internacional e com uma moeda forte como o dólar são formas estratégicas de construir um futuro financeiro sólido. “Se você busca garantir uma aposentadoria confortável, comece hoje a investir de forma segura e diversificada”, destaca a especialista.
Sobre a Nomad
Fintech brasileira pioneira em oferecer aos brasileiros uma conta bancária nos EUA com cartão de débito para uso em mais de 180 países, além de acesso a uma plataforma completa para investimentos internacionais desde 2019.
Atualmente, propicia uma vida financeira internacional completa e, em agosto de 2023, recebeu um aporte de US$61 milhões - o maior investimento em fintechs da América Latina. O objetivo é lançar novos produtos e expandir a sua plataforma com soluções financeiras, como a contratação de operações de câmbio, conta bancária americana e acesso a investimentos internacionais, incluindo ações e ETFs negociados nas principais bolsas americanas.
Com a Nomad, os clientes podem construir seu patrimônio financeiro em dólar, além de realizar transferências internacionais e compras no exterior com IOF reduzido, que pode gerar economia de até 10%, quando comparado com um cartão emitido no Brasil. O cartão Nomad é aceito em mais de 180 países para operações presenciais e virtuais, além de permitir saques em caixas eletrônicos (ATMs). Os serviços de investimento oferecidos pela Nomad são intermediados pela Global Investment Services DTVM Ltda. Em agosto de 2024, a fintech ultrapassou a marca de 2 milhões de clientes ativos, crescimento de mais de 53% desde o início do ano.
Saiba mais em: www.nomadglobal.com
Agência Lema+
Leandro Matulja | Leticia Zioni | Guilherme Maia
Informações à imprensa
Priscila Nishimori | [email protected]
Renata Nascimento | [email protected]
Bruna Benini | [email protected]
Luís Dolci | [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATA OLIVEIRA NASCIMENTO
[email protected]