21/11/2024 às 11h54min - Atualizada em 24/11/2024 às 08h00min
Na Black Friday, Serasa Experian traz 10 dicas para empreendedores aproveitarem melhor a data
Vídeos da playlist Bora Empreender trazem pontos que as PMEs precisam se atentar antes e depois da data
BRUNA LEONE
divulgação São Paulo, 21 de novembro de 2024 – Uma das principais datas para as empresas é a Black Friday, que acontecerá no dia 29 de novembro. Com ofertas que chamam a atenção dos consumidores, é preciso que os negócios se preparem e inovem em um dia repleto de promoções que movimentaram, em 2023, cerca de R$ 4,6 bilhões, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio). Para chegar nesse montante, as empresas passaram a criar cada vez mais campanhas, antecipações e ofertas estendidas para ampliar o consumo, com muita estratégia e criatividade. Para apoiar as pequenas e médias empresas, a Serasa Experian preparou um conteúdo detalhado com dicas, métricas e outros pontos importantes para essas empresas durante a Black Friday. O conteúdo também faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube e vai de temas básicos até avançados. E como se preparar? - Planejamento para a data é fundamental, principalmente quando falamos das PMEs. O primeiro passo é o estoque. A preparação do estoque é um dos passos principais para as empresas que atuam em datas de grande movimentação de produtos. Entender o que vende mais, quais itens são mais parados e planejar é essencial para que o empreendedor tenha de fato os produtos que o cliente quer adquirir.
- Equipe. Garanta que seus colaboradores estejam preparados, motivados e alinhados com os objetivos da data. Além disso, certifique-se que você tenha o número de funcionários adequado para os horários de maior movimento e que eles tenham na ponta da língua os detalhes sobre os produtos e descontos.
- Precificação. Desconto por si só não garante venda e é importante verificar sua margem de lucro. Ser estratégico nesse momento e entender o que vale a pena baixar o preço e o que não faz sentido, pode fazer a diferença entre uma Black Friday de sucesso.
- Experiência. Em um mercado cada vez mais dinâmico, ainda mais em datas de grande apelo, ter uma experiência satisfatória é primordial. Ter um atendimento rápido, claro e eficiente e um suporte disponível seja no Whatsapp, redes sociais ou email fideliza o cliente e garante, muitas vezes, a venda.
- Divulgação. Por fim, esse item. Os clientes precisam saber que você está participando da Black Friday e quais as condições está oferecendo. Por isso, faça campanhas de marketing, e-mails e nas redes sociais.
É possível ir além Feita a preparação básica, as PMEs podem ir além para alavancar as vendas na Black Friday. - Inovar nas ofertas com combos exclusivos, pacotes de serviços ou produtos que seus concorrentes não estão oferecendo faz a sua empresa se destacar em meio ao mercado.
- Apostar no cross sell e upsell. Essa é uma data perfeita para isso, ou seja, fazer ofertas relacionadas ao produto que seu cliente já está comprando. Isso aumenta o ticket médio da operação e facilita a vida do seu cliente.
- Crie senso de urgência e exclusividade. Além da precificação adequada, a estratégia desse item pode ir além, criando um senso de urgência e exclusividade. Descontos progressivos e ofertas “compre 1, leve 2” engajam mais os clientes atualmente. Além disso, oferecer benefícios para seus clientes mais fiéis também é um caminho.
- Lançamentos podem ser interessantes. Aproveitar a Black Friday para lançar um novo produto ou serviço também pode gerar interesse nos seus clientes. Essa é uma excelente oportunidade para gerar curiosidade, engajamento e testar o mercado em termos de recepção da novidade.
- Mensure os resultados. Com o fim da data, é preciso verificar se ela realmente foi vantajosa para sua empresa. E o primeiro passo é olhar para o faturamento. Se essa quantia aumentou, já é um bom sinal. Mas é necessário se atentar a margem de lucro. É ela que define, realmente, se você vendeu bem durante a Black Friday. Entender se você teve novos clientes e clientes que voltaram é importante tanto para definir o sucesso da data, quanto para planejar suas próximas ações. O mesmo se aplica para redes sociais e site. Comentários, visitas e engajamentos são bons termômetros e métricas de acompanhamento sobre seu desempenho. Por fim, entender como ficou seu estoque, o que vendeu bem e o que poderia ter performado melhor. Isso te ajuda a entender o que os clientes buscam e serve de base para a próxima grande data. Afinal em breve o Natal está por aí.
“Sabemos que datas de grande impacto, como a Black Friday, são oportunidades importantes para impulsionar vendas, ampliar as chances de crescimento dos pequenos negócios e renovar e reforçar o posicionamento da empresa no mercado. Para isso, o planejamento e a mensuração de resultados são fundamentais. Por isso, preparamos mais este conteúdo, que faz parte do nosso repositório robusto para apoiar os empreendedores nessa e demais etapas etapa”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero. Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores. Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, e conquistar mais clientes. Clique aqui para acessar! Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Leone Romancini
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