De 20 a 22 de novembro, Belo Horizonte será o epicentro do café com a realização da Semana Internacional do Café (SIC). Este evento, um dos mais importantes do setor cafeeiro, reunirá especialistas, produtores, baristas e apaixonados pela bebida, oferecendo uma plataforma única para debater tendências, inovações e, especialmente, a importância da embalagem na preservação da qualidade do café.
Mohamad junto com a torrefação Tocaya e a Fazenda Capadócia, do produtor Augusto Borges se uniram para fazer o café especial direto do Sul de Minas Gerais.
Alguns dos processos que brindam o café do influenciador e ex-Masterchef, Mohamad: o café é provado semanalmente antes de chegar na mesa do consumidor; a torrefação feita em pequenos lotes (sob demanda) e não tendo estoque, ou seja o café é sempre fresco, é a principal garantia da qualidade do café; e há cursos destinados ao aperfeiçoamento dos produtores.
Além disso, o lançamento inclui um moedor de café exclusivo, desenvolvido especialmente para preservar o frescor e realçar os sabores dos grãos. O moedor, com design moderno e funcional, é uma extensão da filosofia de Mohamad, que busca não apenas criar produtos de alta qualidade, mas também proporcionar aos consumidores uma experiência completa e premium no preparo do café.
Mohamad, conhecido por sua paixão por café e empreendedorismo, destacou o que o atraiu na Packster, empresa responsável pelas embalagens sustentáveis de seus cafés: “A Packster é uma aliada para quem deseja empreender, especialmente no setor alimentício. O fato de não ter quantidade mínima de embalagens para pedidos permite que pequenos empreendedores possam lançar seus produtos sem a pressão de grandes investimentos iniciais. Isso é crucial para o crescimento de novos negócios.”
Em prol de um futuro sustentável, a Packster, empresa inovadora em soluções de embalagens sustentáveis, marca presença na SIC. “A embalagem é o primeiro ponto de contato do consumidor com o produto. Investir em soluções que garantam frescor e que sejam sustentáveis não é apenas uma questão de qualidade, mas uma responsabilidade social e ambiental. No evento, teremos a chance de mostrar como a tecnologia pode ajudar a preservar o que há de melhor no café mineiro”, destaca Jack Strimber, CEO da Packster.
(Imagem: Arquivos Packster)
Minas Gerais é o 2º estado brasileiro mais preocupado com embalagens de café, atrás apenas do Mato Grosso, de acordo com uma pesquisa do Google. Essa preocupação reflete o compromisso com a sustentabilidade e a qualidade do produto, com produtores buscando embalagens que reduzam o impacto ambiental e preservem as características do café. Como maior produtor de café do país, responsável por cerca de 50% da produção nacional, o estado mineiro segue a tendência de aumento no consumo da bebida. Segundo a Emater-MG, cada mineiro consome, em média, 5,3 kg de café por ano, com um crescimento anual de 3% nos últimos cinco anos. Esse cenário oferece oportunidades para produtores que investirem em embalagens de alta qualidade e práticas sustentáveis.
O evento SIC se destaca não apenas pela celebração do café, mas também pela promoção de práticas sustentáveis. Em um mercado cada vez mais competitivo, a embalagem adequada se tornou um fator decisivo para garantir que o consumidor tenha um produto fresco e aromático. A Packster se destaca por oferecer aos seus clientes a possibilidade de receber embalagens em até 15 dias para pedidos de bobinas de filmes, e em até 15 dias para pouches. Além disso, não há exigência de número mínimo de pedidos, e os clientes podem imprimir diferentes artes em uma única solicitação. A Packster trabalha com materiais sustentáveis, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.
Uma embalagem de qualidade não se resume apenas à estética; ela desempenha um papel crucial na proteção dos grãos de café contra danos causados por fatores como oxidação, umidade e luz. O armazenamento inadequado pode acarretar uma perda considerável das características sensoriais do café, impactando seu aroma e sabor.
Veja 3 benefícios de embalagens sustentáveis:
Outro detalhe muito importante para manter a qualidade do café é a: Válvula Desgaseificadora. “Mesmo após a torragem dos grãos, o café continua respirando. Durante esse processo, ele libera gases que se acumulam dentro da embalagem, e podem comprometer a qualidade e o frescor do produto. Na Packster, entendemos que cada detalhe faz diferença quando o assunto é café. Por isso, nossas embalagens podem incluir válvulas desgaseificadoras, que são essenciais para preservar as características dos seus cafés. Essas válvulas liberam os gases que são formados no processo de torra, sem permitir que o ar entre, garantindo que o café chegue até você com aquele aroma e sabor inconfundíveis. E o melhor, tudo isso em embalagens 100% recicláveis e feitas em um processo de produção que foi projetado para ser sustentável!”, explica Jack Strimber.
A Semana Internacional do Café não é apenas uma celebração, mas um chamado à ação para que todos os envolvidos na cadeia produtiva do café repensem suas práticas e adotem soluções que beneficiem o produto e o meio ambiente. Com a presença de especialistas e empresas inovadoras, como a Packster, o evento promete ser um marco na promoção de um futuro sustentável para o setor.
Sobre a Packster:
A Packster é uma uma indústria brasileira de embalagens sustentáveis que utiliza materiais recicláveis em sua produção. Fundada em 2023, a empresa busca trazer novas maneiras de inovar no mercado de embalagens sem prejudicar o futuro da natureza e trazer maior credibilidade e economia para marcas e comércios. Na Packster, nossa missão é redefinir o conceito de embalagem para um mundo mais sustentável. Fundada com o compromisso de oferecer soluções inovadoras e ecológicas, somos uma empresa pioneira no mercado de embalagens sustentáveis, dedicada a criar produtos que minimizem o impacto ambiental e promovam práticas responsáveis. Saiba mais, aqui!
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pedro Henrique Amaral Ferreira
[email protected]