13 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Gentileza, data criada em 1996 em uma conferência realizada em Tóquio, pelo WKM, sigla em inglês para Movimento Mundial da Gentileza. A ideia da comemoração é justamente lembrar às pessoas sobre a importância de ser gentil no dia a dia e do impacto positivo que um simples gesto é capaz. Por isso, a Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, Miriam Dantas, indica como os pais podem ajudar os filhos a desenvolverem essa qualidade aplicá-la no cotidiano.
Ao longo de 13 dicas, em referência à data comemorativa, a especialista aponta como implementar a gentileza nas crianças:
1. Ser simpático: O ato de sorrir para amigos, colegas e familiares fortalece a conexão e a empatia. Sorria com mais frequência perto das crianças.
2. Ser grato: é importante ensinar as crianças a agradecer, seja por uma ajuda ou um gesto. Isso vai desenvolver qualidades como gratidão e reconhecimento. Que tal escrever juntos uma carta de agradecimento para alguém que vocês admiram?
3. Ouvir com atenção: a escuta ativa ajuda a desenvolver o respeito e a consideração pelos outros. Fale sobre sentimentos. Faça perguntas como: como se sentiu quando alguém foi gentil com você?
4. Ser atencioso: disponibilidade para ajudar, seja em tarefas escolares ou em casa, ajuda a promover a cooperação.
5. Praticar o autocontrole: em situações de conflito, mostre como respirar fundo e responder com calma.
6. Ser empático: incentive a fazer perguntas sobre como o outro se sente, isso ajudará a desenvolver a empatia.
7. Usar “por favor” e “obrigado”: lembrar de palavras mágicas é um exercício de respeito e gentileza.
8. Aprender a partilhar: seja um brinquedo, material escolar ou lanche, o ato promove a generosidade.
9. Ser honesto: ensine a importância da honestidade e do respeito pela verdade, promovendo integridade.
10. Elogiar sinceramente: dê espaço para que as crianças valorizem as qualidades de colegas, amigos ou familiares.
11. Saber perdoar: mostre aos filhos como conceder o perdão a pequenos erros. Isso ajuda na resolução de conflitos e promove a resiliência.
12. Celebrar as conquistas alheias: incentivar que celebrem o sucesso dos outros ajuda a combater a competitividade negativa e a construir relações positivas.
13. Rever suas próprias ações: a reflexão diária sobre atitudes deve ser incentivada. Buscar entender como se sentiram com suas ações de gentileza fortalece o autoconhecimento.
De acordo com Miriam, as crianças aprendem muito observando os adultos ao seu redor, especialmente os pais. Demonstrar gestos de gentileza em casa e no cotidiano é uma das formas mais eficazes de ensinar aos filhos como ser gentis. Os filhos tendem a imitar esses gestos, tornando-os parte de sua rotina.
"É fundamental dar o exemplo. Sabe aquela velha frase: 'gentileza gera gentileza'? Ela é extremamente valiosa. Os responsáveis precisam indicar às crianças todos os dias, nos mais diversos cenários, seja ao falar com um vizinho, com um conhecido na rua, o motorista do ônibus, enfim, a importância de boas práticas. Ao aplicar essas técnicas ao longo dos primeiros anos da vida desses pequenos, certamente os adultos construirão pessoas mais gentis e, consequentemente, ajudarão a redesenhar um mundo melhor", explica a especialista. “Que tal aproveitar o dia para realizar atividades em família que incentivem o cuidado e a ajuda ao próximo?”, conclui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALAN OLIVEIRA DA SILVA
[email protected]