São Paulo, Novembro de 2024 — Celebrando cem anos em 2024, Ramón Bilbao é uma das marcas líderes de vendas na Espanha. No Brasil desde 2018, em 2023 a marca registrou um aumento de 35% com relação ao ano anterior. Como parte da celebração, a enóloga Sara Bañuelos, nomeada como enóloga revelação da região de Rueda este ano por Tim Atkin, renomado crítico britânico e Master of Wine, esteve no país para participar do Spanish Wine Academy, evento de educação sobre vinhos.
Fundada em 1924, em Haro, na região de Rioja, a vinícola Ramón Bilbao é destaque na Espanha por produzir com excelência tanto a gama mais clássica de vinhos da região, como Crianza, Reserva e Gran Reserva, como também investir em inovação, produzindo vinhos que fogem das regras desta denominação de origem. Com rótulos de excelência, a marca reforça sua linha premium e o investimento em inovação, que acontece desde 1999, como diferenciais.
O portfólio completo, atualmente, conta com mais de 15 rótulos, entre brancos, rosés e tintos. Produzidos por diferentes processos e com diferentes uvas, os vinhos podem ser mais leves ou encorpados, de guarda ou para um consumo imediato. Essa diversidade de estilos agrada a diferentes públicos e paladares. Como forma de reconhecimento, pelo sexto ano consecutivo, em 2024, Ramón Bilbao integrou a lista como uma das ”50 Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo”, segundo levantamento produzido pela Drinks International.
Ao longo desses cem anos, a empresa desenvolveu processos sustentáveis e, atualmente, aposta na internacionalização do vinho, que já está presente em mais de 60 países, com 25% de sua produção exportada. O maior mercado na América Latina é a Colômbia, seguido pelo Brasil — é importante reforçar que, nos últimos anos, houve um crescimento de duplo dígito da marca no território brasileiro.
Ao longo do ano, Ramón Bilbao celebra o seu centenário com encontros e degustações globais. Durante o evento de centenário, em Haro, houve a degustação de um rótulo exclusivo produzido especialmente para a festividade, com tiragem limitada aos convidados, e com presença de outras vinícolas centenárias. Ainda como parte da celebração, o Crianza ganhou um rótulo especial de 100 anos, enquanto os outros vinhos receberam um selo em hot stamping dourado do centenário.
“Chegar aos cem anos é um marco importante para Ramón Bilbao, foram muitos desafios, aprendizados e conquistas ao longo desses anos. No Brasil, queremos ser a principal marca de vinhos espanhóis e para isso, estamos ampliando a nossa presença em lojas, bares e restaurantes, para que o consumidor tenha cada vez mais contato com a marca e experimente todos os rótulos do nosso portfólio”, comenta Fernanda Di Giaimo, Head de Marketing da Zamora para o Paraguai, Uruguai e Brasil.
Sabendo da importância da agenda ESG e com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2050, Ramon Bilbao, por meio de uma viticultura que respeita o ecossistema e o ambiente, procura preservar a biodiversidade e adaptar-se às alterações climáticas.
Sobre a Zamora Company
A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas de alto valor agregado, focando sempre na satisfação dos consumidores e no desenvolvimento de marcas premium. Com operações em mais de 80 países, a Zamora Company conta com um experiente time internacional de mais de 500 pessoas e um extenso portfólio de marcas premium, com fábricas na Espanha, Itália e Estados Unidos, e com um volume de negócios anual de 265 milhões de euros (2022).
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