12/11/2024 às 16h26min - Atualizada em 14/11/2024 às 00h05min

CCBB de São Paulo recebe Ocupação Preta

Atividades inspiradas no Mês da Consciência Negra são destaque da programação do CCBB Educativo - Arte e Cultura

SYLVIO NOVELLI ASSESSORIA EM COMUNICAçãO
Bloco Ilu Oba de Min - Crédito Luciana Cury
O mês em que se expressa a Consciência Negra, o programa CCBB Educativo – Arte e Cultura está com uma programação especial, totalmente gratuita, com o objetivo de incentivar o público a refletir sobre a importância desta data fundamental, que neste ano será lembrada, pela primeira vez, como feriado em todo território nacional, no próximo dia 20.

Intitulada “Ocupação Preta: honrando o passado e fazendo o futuro”, a programação é marcada pelo encontro das multilinguagens, das periferias e da população com o espaço físico e simbólico do centro de São Paulo, tendo sempre como base valores afro-civilizatórios como a circularidade, a oralidade, a memória e o cooperativismo para o acolhimento do público.

A ocupação ativa uma programação do CCBB Educativo – Arte e Cultura proposta dentro de eixos temáticos alinhados com a perspectiva afrocentrada circular de início, meio e início: Sankofa, África Mãe, Afrofuturismo, Dengo e Sankofa, um diálogo entre passado, presente e futuro, que convida a celebrar e fortalecer a cultura negra. São seminários, roda de conversa, degustação, oficinas, Dj set e atrações musicais.

A programação contará ainda com convidados especiais como Allan de Rosa, Yemojazz, Ras, BaTuQ do Glicério, Elidayana Alexandrino, Monaju, Dj Lys Ventura, Thiago ElNiño, Bixarte, Poeira Pura, Coro do Theatro Municipal de São Paulo e o Bloco Ilu Oba de Min.

Destaques Ocupação Preta - A Ocupação Preta traz, como destaque, a ação cênico-musical Som em Cena: Ocupação Preta, que trará músicas autorais que referenciam a musicalidade de matriz africana na América Latina. O repertório do grupo passa pelo ijexá, funk, samba reggae, festejo, arrasta-pé, entre outros, utilizando-se do uso de português e Libras.

Nas oficinas, a programação traz a atividade Jogando Amarelinha, reunindo música, sincronicidade e coletividade, nesta brincadeira vinda de Moçambique. Já na oficina Fabrincando: Tecido Kente, os participantes poderão confeccionar, em um tear, este adereço ícone e herança cultural africana.

As tradicionais abayomi serão o tema de uma oficina em que as crianças poderão confeccionar suas próprias bonecas sem costura, com panos, tranças, linhas e histórias. E, para os fãs de contações de histórias, o projeto Conto um Conto – “Contos de Fadas Pretas” reúne histórias sobre reis, rainhas, príncipes e princesas oriundos de África.

Ainda dentro do universo de histórias, a Mediação de Leitura “Que Livro é Esse?” apresentará ao público livros inspirados na Ocupação. Por fim, a programação traz ainda o Encontro com Professores
“Na encruzilhada - Uma leitura decolonial do Centro Cultural Banco do Brasil e seu entorno”, com a turismóloga e arte educadora Karina Costa.

Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.