12/11/2024 às 14h08min - Atualizada em 14/11/2024 às 00h03min

Que tal planejar o nosso dia e a gentileza que podemos incluir nele?   

* Adriana Czajkowski 

VALQUIRIA MARCHIORI
Rodrigo Leal

É cada vez mais comum ouvirmos que para alcançar uma carreira de excelência, devemos planejar o dia com antecedência. Especialistas afirmam que profissionais bem-sucedidos acordam cedo, definem prioridades, organizam a agenda e focam no que é essencial. Essas orientações se destacam em um mundo onde produtividade e eficiência são sinônimo de realização.   

Entretanto, por mais que o planejamento contribua para a agilidade nas tarefas, será que reservamos tempo para refletir sobre a qualidade das nossas interações ao longo dia? Quantas pessoas, ao acordarem, têm a intenção de incluir na sua lista de prioridades o simples objetivo: “Hoje serei uma pessoa gentil”?  

A gentileza, muitas vezes vista como um ato espontâneo, deveria ser uma escolha consciente e um compromisso com o outro. Assim, tanto o ambiente de trabalho quanto o pessoal seriam mais leves e acolhedores. Além disso, a gentileza é essencial para construir uma imagem pessoal positiva. Ser lembrado como alguém gentil fortalece relacionamentos e contribuiu para uma reputação sólida, tornando-se um diferencial profissional, que vai além das competências técnicas.  

Curiosamente, a gentileza possui um dia dedicado, celebrado em 13 de novembro. Mas será que precisamos de uma data para reconhecer a sua importância? 

Para cultivar essa prática, aqui vão algumas dicas de gentileza: 

  • Cumprimente as pessoas: um “bom dia” ou um sorriso pode transformar o momento. 
  • Pratique a escuta ativa: dedique tempo e atenção ao ouvir os outros, seja em uma reunião ou conversa informal. 
  • Reconheça o trabalho dos colegas: elogie e valorize o esforço alheio. 
  • Ofereça ajuda: mesmo com a agenda cheia, disponibilize-se a ajudar alguém. 
  • Acolha diferentes pontos de vista: respeite e compreenda as perspectivas dos outros.  

Esteja atento a gestos de gentileza que podem ser apropriados em uma cultura, mas inadequados em outra. A sensibilidade ajuda a evitar mal-entendidos, como em cumprimentos, presentes, compartilhamento nas redes sociais, agradecimentos públicos, entre outros.  

Neste 13 de novembro e em todos os outros dias, que tal incluirmos “ser gentil” em nossa lista de prioridades? Planejar a gentileza é reconhecer que nosso papel vai além do trabalho e se estende ao benefício que podemos proporcionar nas vidas dos outros. Isso fortalece a nossa imagem como sinônimo de respeito, confiança e empatia.    

Para aprofundar ainda mais nessa temática, não perca o próximo episódio do videocast Vai Dar Boa, no dia 13/11, às 15h (horário de Brasília). Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube @Pessoas e Serviços UNINTER.   

*Adriana Czajkowski é professora e coordenadora do curso superior de tecnologia em Secretariado do Centro Universitário Internacional Uninter. Doutoranda em Educação e Novas Tecnologias, mestre em Administração e coautora do livro “Construindo relacionamentos no contexto organizacional. 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALQUIRIA CRISTINA DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.