É cada vez mais comum ouvirmos que para alcançar uma carreira de excelência, devemos planejar o dia com antecedência. Especialistas afirmam que profissionais bem-sucedidos acordam cedo, definem prioridades, organizam a agenda e focam no que é essencial. Essas orientações se destacam em um mundo onde produtividade e eficiência são sinônimo de realização.
Entretanto, por mais que o planejamento contribua para a agilidade nas tarefas, será que reservamos tempo para refletir sobre a qualidade das nossas interações ao longo dia? Quantas pessoas, ao acordarem, têm a intenção de incluir na sua lista de prioridades o simples objetivo: “Hoje serei uma pessoa gentil”?
A gentileza, muitas vezes vista como um ato espontâneo, deveria ser uma escolha consciente e um compromisso com o outro. Assim, tanto o ambiente de trabalho quanto o pessoal seriam mais leves e acolhedores. Além disso, a gentileza é essencial para construir uma imagem pessoal positiva. Ser lembrado como alguém gentil fortalece relacionamentos e contribuiu para uma reputação sólida, tornando-se um diferencial profissional, que vai além das competências técnicas.
Curiosamente, a gentileza possui um dia dedicado, celebrado em 13 de novembro. Mas será que precisamos de uma data para reconhecer a sua importância?
Para cultivar essa prática, aqui vão algumas dicas de gentileza:
Esteja atento a gestos de gentileza que podem ser apropriados em uma cultura, mas inadequados em outra. A sensibilidade ajuda a evitar mal-entendidos, como em cumprimentos, presentes, compartilhamento nas redes sociais, agradecimentos públicos, entre outros.
Neste 13 de novembro e em todos os outros dias, que tal incluirmos “ser gentil” em nossa lista de prioridades? Planejar a gentileza é reconhecer que nosso papel vai além do trabalho e se estende ao benefício que podemos proporcionar nas vidas dos outros. Isso fortalece a nossa imagem como sinônimo de respeito, confiança e empatia.
Para aprofundar ainda mais nessa temática, não perca o próximo episódio do videocast Vai Dar Boa, no dia 13/11, às 15h (horário de Brasília). Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube @Pessoas e Serviços UNINTER.
*Adriana Czajkowski é professora e coordenadora do curso superior de tecnologia em Secretariado do Centro Universitário Internacional Uninter. Doutoranda em Educação e Novas Tecnologias, mestre em Administração e coautora do livro “Construindo relacionamentos no contexto organizacional.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALQUIRIA CRISTINA DA SILVA
[email protected]