07/11/2024 às 16h39min - Atualizada em 08/11/2024 às 08h02min

Mostra do Filme Livre exibirá mais de 180 produções a partir de dezembro

Evento, que chega à sua 21ª edição, ocorrerá nos CCBB de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e homenageará o cineasta e professor Roberto Moura

SYLVIO NOVELLI ASSESSORIA EM COMUNICAçãO
Filme Lapso - Caroline Cavalcanti
A maior e mais eclética mostra de cinema independente do Brasil, a Mostra do Filme Livre, chega em 2024 à sua 21ª edição. Os fãs da sétima arte terão a oportunidade de conferir o que de mais ousado tem sido feito no país nos últimos anos a partir do dia 04 de dezembro no Centro Cultural Bando co Brasil de Brasília. Em seguida, a mostra segue em janeiro para o CCBB no Rio de Janeiro em janeiro, finalizando no CCBB de São Paulo em fevereiro.

Nesta edição, a mostra — que é inteiramente gratuita —, homenageará o cineasta e professor Roberto Moura, exibindo seu novo longa, o ainda inédito KATHARZIS. A programação reunirá 187 filmes, além de debates, cabines livres, sessões acessíveis, oficina de VideoMapping e um curso sobre cinema independente ministrado por Marcelo Ikeda. A lista com os filmes pode ser conferida no site www.mostralivre.com.

Foram selecionados 170 filmes, dentre os mais de 1100 inscritos, além de outras 17 produções convidadas. O estado com mais trabalhos inscritos é São Paulo, com 45, seguido por Rio de Janeiro (39), Minas Gerais (14), Distrito Federal e Santa Catarina (12), Bahia (8), Paraná (7), Alagoas (6), Paraíba e Goiás (4), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima (3), Mato Grosso do Sul e Pernambuco (2) e Ceará e Espírito Santo (1).

Desta seleção, 4 produções foram realizadas por brasileiros no exterior. O filme mais antigo é de 1973, enquanto 73 feitos em 2024 e 69 em 2023.

A mostra terá ainda as suas sessões tradicionais, como a Mostrinha Livre (filmes infanto-juvenis), a Mundo Livre (filmes feitos por brasileiros no exterior), a Biografemas (filmes sobre artistas), Pílulas (curtas de até 5 minutos), Caminhos (filmes de escola), além de categorias como Panoramas Livres, Longas Livres, Territórios, Sonoras, Autorias, Regionais e a Cabine Livre, com os filmes mais plásticos e menos narrativos da mostra, com exibição em looping.

21ª Mostra do Filme Livre
#21MFL
#filmelivre
#cinemapossivel
@mostradofilmelivre

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.