21/11/2024 às 12h18min - Atualizada em 22/11/2024 às 08h02min
Últimos dias para se inscrever no Cinemália
Inscrições gratuitas para roteiro de curtas podem ser feitas até o dia 28 de novembro
Isidoro B. Guggiana
Patrícia Rabello
Imagem de produção de cinema - crédito: Paulo Marques Está aberta até 28 de novembro de 2024, a convocatória da
Cinemália, incubadora de filmes, que acredita no cinema como ferramenta de inclusão, para o recebimento de roteiros inéditos. As inscrições são gratuitas. A missão da instituição é auxiliar no desenvolvimento do roteiro selecionado, financiar sua filmagem, distribuir em festivais e circuitos de arte, além de colaborar para a inserção dos profissionais no mercado audiovisual brasileiro.
A organização também irá trabalhar para a formação crítica de público, com exibições para audiências à margem dos grandes centros de acesso, seguidas de atividades culturais. Entre os consultores estarão os cineastas Gabriel Martins e Nara Normande.
A 1ª edição do Edital Cinemália tem o objetivo de fomentar a produção audiovisual de novos talentos, moradores do estado de São Paulo. A chamada busca visibilizar questões emergentes na cadeia criativa, apoiando a produção artística e cultural deste segmento, implementando uma política institucional que promova a equidade e a visibilidade de seus projetos.
Poderão ser submetidos roteiros destinados à produção de obras audiovisuais de até 20 minutos nos gêneros ficcional, documental ou híbrido, não sendo aceito qualquer outro tipo, como por exemplo obra seriada ou longa-metragem.
De acordo com o edital, a Cinemália irá auxiliar no desenvolvimento de três projetos selecionados. A iniciativa vai financiar a produção de um desses trabalhos, cuidar da distribuição em festivais e circuitos de arte, além de colaborar para a inserção do roteirista/diretor no mercado audiovisual brasileiro.
A Cinemália tem apoio do Instituto Solea, ONG dedicada à redução das desigualdades no país, Finos Filmes, Cinecolor Digital - finalizadora responsável pela pós-produção do filme -, Monstercam - locadora de equipamentos oficial do projeto -, Gargantua Film - distribuidora italiana, que cuidará da carreira do curta-metragem no mercado internacional - e Clube Drama.
Consultores:
Gabriel Martins Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo, em 2010, no Centro Universitário UNA. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, junto a André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Dentre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas “Rapsódia para o Homem Negro”, “NADA” e os longas-metragem “No Coração do Mundo” (codirigido por Maurilio Martins) e “Marte Um”.
Nara Normande Nara Normande (1986) nasceu em Maceió e mais tarde se mudou para Recife, onde desenvolveu seus primeiros trabalhos no cinema. Em 2011, dirigiu seu primeiro curta-metragem, a animação “Dia Estrelado” (Festival de Havana) e em 2014 dirigiu com Tião a ficção com atores “Sem Coração”, curta ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Em 2018, seu terceiro curta, o documentário animado em técnicas mistas “Guaxuma”, co-produção com a França, foi um dos 12 curtas pré-selecionados para o César e ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais como SXSW, Guadalajara, Ottawa AIFF, Gramado e Brasília, sendo 5 deles Oscar Qualifying. Seu primeiro longa-metragem, “Sem Coração”, co-dirigido por Tião e com co-produção da França e da Itália, estreou em 2023 na competição Orizzonti do Festival de Veneza e foi premiado como Melhor Fotografia e Prêmio Félix no Festival do Rio, Melhor Contribuição artística em Havana, Prêmio do júri nos festivais de Amiens (França) , São Francisco IFF (EUA) e Nara IFF (Japão), entre outros. No momento, Nara está desenvolvendo o filme “Terra nua”, seu primeiro longa metragem solo.
Site:
cinemalia.org Instagram:
@cinemalia__ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISIDORO BECKER GUGGIANA
[email protected]