05/11/2024 às 12h01min - Atualizada em 06/11/2024 às 00h01min

PayHop alcança R$ 1 bilhão em contratos registrados e consolida papel no mercado de crédito com garantia de recebíveis

Fintech, pioneira no segmento, comemora marco e reforça potencial de crescimento em um setor que movimenta mais de R$ 4 trilhões e expectativa é crescer a três dígitos em 2025

KARINA ROSSI
Divulgação
 

A PayHop, fintech brasileira fundada em 2020, atingiu a importante marca de R$ 1 bilhão em contratos registrados sobre agendas de recebíveis de cartão. O número representa um avanço significativo para a empresa, que atua como facilitadora na oferta de crédito B2B ao conectar financiadores e varejistas, utilizando os recebíveis de cartão como colateral nas operações de crédito. Esse marco sinaliza a consolidação da empresa no mercado de crédito com garantia de recebíveis. A expectativa é crescer a três dígitos novamente em 2025, reforçando sua posição como uma das principais fintechs do segmento.

O modelo de negócios da PayHop ganhou tração a partir da regulamentação estabelecida pelo BACEN (Resolução Nº 4.734 & Circular Nº 3.952, atualmente Resolução Nº 349), que flexibilizou o uso do contas a receber de vendas com cartões por parte dos varejistas. Ao permitir que empresas utilizem seus recebíveis das maquininhas como garantia, a fintech abriu espaço para novas oportunidades de crédito em um mercado que deve superar R$ 4 trilhões em movimentações somente em 2024.

O marco de R$ 1 bilhão em contratos registrados é reflexo de sua atuação em operações que buscam atender à crescente demanda por crédito no Brasil. Um exemplo típico é quando uma instituição financeira deseja conceder R$ 100 mil a um varejista, utilizando R$ 50 mil como garantia em recebíveis, a PayHop faz a gestão e controle desses recebíveis, oferecendo segurança e eficiência no processo.

O volume alcançado demonstra a eficiência e relevância da empresa no setor. "Chegar a R$ 1 bilhão em contratos registrados significa que estamos construindo um modelo sólido de operação que atende à crescente demanda por crédito no país, especialmente no varejo, e mostra que nossa solução está se tornando cada vez mais relevante para financiadores e varejistas", afirma Eduardo Rossi, CEO e cofundador da PayHop.

A fintech fechou o primeiro semestre de 2024 com uma base de clientes quatro vezes maior que no ano passado, e o volume registrado aumentou cinco vezes no mesmo período. Até o final do ano, o faturamento esperado representa um aumento de 2,5 vezes comparado a 2023.

Além disto, a PayHop também está explorando o novo mercado de duplicatas escriturais. A empresa prevê que a nova infraestrutura regulatória para a negociação dessas duplicatas deve impactar um número significativamente maior de empresas, potencialmente movimentando um mercado de até R$ 12 bilhões.

Desde sua fundação, a fintech passou por duas rodadas de investimentos. A primeira, uma rodada “pré-Seed” em 2022, resultou em um aporte de R$ 11,5 milhões liderado pela Experian Ventures, com a participação da DOMO Invest e Citrino Gestão. Em fevereiro de 2024, a empresa completou uma rodada "Seed" liderada pelo fundo CVC da TOTVS, o CV iDEXO, e contou com a participação de investidores anteriores. Na ocasião, a PayHop foi avaliada em mais de R$ 50 milhões.

Com um planejamento focado no crescimento e na diversificação de produtos, a PayHop segue se posicionando como uma fintech inovadora, ampliando sua atuação no mercado de crédito B2B e mantendo seu compromisso com a eficiência operacional e a transparência nas operações.



 

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KARINA TOLEDO ROSSI
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