Empreender é um desafio em qualquer lugar do mundo, porém para as mulheres é um desafio ainda maior, ainda mais quando estão fora do seu país de origem e precisam enfrentar muitas vezes a xenofobia dos locais, por não acharem que seja uma empresa de credibilidade. Esses desafios envolvem barreiras culturais, dificuldades em acessar parceiros e financiamentos, e a conquista de novos clientes. Porém, felizmente apesar de toda a dificuldade, muitas vem se mostrando resilientes e capazes de conquistar esse espaço e inovando no mercado internacional.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, mostra que esse número tem aumentado cada vez mais. Em 2021, 57,8% dos brasileiros que emigraram para o país eram mulheres e estavam em busca de novas oportunidades. Já o ‘Índice de Mulheres Empreendedoras da Mastercard’ mostrou que o país da América do Norte é a nação número um para as mulheres abrirem suas empresas.
Luzia Costa, empreendedora no Brasil há mais de 20 anos, tem a maior rede de estética facial da América Latina, Sóbrancelhas, e está levando a sua marca para os Estados Unidos, porém enfrenta algumas dificuldades. Por mais que ela já tenha várias formações e capacitações na área, para abrir a sua unidade em terras estadunidenses, ela precisa gerar muitas documentações. “Não está sendo um processo fácil, demanda tempo e paciência, mas já estamos na fase final, e se tudo for como o planejado, no próximo semestre inauguraremos a nossa marca nos Estados Unidos, no estado da Flórida”, explica a empresária.
Quando se trata de empreender em um país com um idioma diferente do materno, os obstáculos ficam ainda maiores. “Enfrentar barreiras linguísticas e culturais pode intensificar a sensação de inadequação e dúvida sobre nossas capacidades. No entanto, é importante lembrar que cada passo dado nessa jornada é uma conquista e uma prova da nossa resiliência e determinação”, ressalta Luzia.
Para finalizar, a empreendedora traz 5 dicas para mulheres que estejam passando por essa situação:
Conciliar vida pessoal e profissional: como em qualquer lugar, equilibrar responsabilidades familiares e profissionais continua sendo um desafio significativo para muitas mulheres empreendedoras. Por isso, sempre deixe as relações balanceadas e equilibradas para que ambas sejam saudáveis;
Capacitação e educação continuada: investir em capacitação e educação pode ajudar a superar barreiras linguísticas e culturais. Participar de cursos, workshops e programas de mentoria pode fornecer o conhecimento necessário para navegar em um novo ambiente de negócios;
Networking e comunidades de apoio: participar de redes de empreendedores e grupos de apoio locais pode ser uma excelente maneira de construir conexões importantes. Plataformas como LinkedIn, grupos de empreendedores e câmaras de comércio podem oferecer suporte e oportunidades de networking;
Acesso a recursos e financiamento: pesquisar e aproveitar programas de apoio a empreendedoras, como fundos específicos para mulheres, incubadoras de startups e programas governamentais, pode facilitar o acesso ao financiamento;
Adaptação e flexibilidade: ser adaptável e flexível é crucial para enfrentar os desafios inesperados. Estar aberta a ajustar estratégias e planos de negócios com base nas condições locais pode aumentar as chances de sucesso.
“É importante manter a resiliência e o seu objetivo para que a conquista seja alcançada, e no final valer muito a pena”, conclui Luzia.
Sobre Sóbrancelhas:
A Sóbrancelhas, rede de estética facial, conta com mais de 200 unidades espalhadas pelos países: Brasil, Argentina, Bolívia e Portugal. A primeira loja foi lançada em 2013, em Taubaté-SP. A marca foi pioneira nos serviços voltados para o olhar e beleza do rosto com o mercado de quiosques. Luzia Costa é CEO do Grupo Cetro, que detém as marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras. A empresária coleciona prêmios, como: Prêmio Grandes Mulheres, na Categoria de Médias Empresas, realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios – PEGN e Facebook; Destaque Empresarial 2018 & Revelação na área de Empreendedorismo Social; Prêmio Empresário do Ano Top of Quality Gold Internacional, entre outros. Já a Sóbrancelhas possui prêmios como Melhores Franquias da PEGN, Selo de Excelência no Franchising (ABF), Negócios em expansão (Exame), Certificado de Franquia Internacional, entre outros. A Sóbrancelhas possui serviços e técnicas de estética facial como: Extensão de cílios, aplicação de henna, design de sobrancelhas e visagismo, micropigmentação, limpeza de pele, depilação egípcia, além de um portfólio de produtos exclusivos para cuidado com a face!
Para informações (Imprensa)
Queissada Comunicação
Agência de RP & Digital Full Service
Beatriz Cerqueira - [email protected]
Laíse Marcondes - [email protected] - (12) 99674 5960
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pedro Henrique Amaral Ferreira
[email protected]