No Brasil, ele está em destaque na exposição inédita “Alex Flemming 70 Anos”, a mais nova realização do Museu Oscar Niemeyer (MON) no Paraná em exibição, na Sala 3 e reúne mais de 80 obras, algumas de grande dimensão, desse artista brasileiro reconhecido internacionalmente e que vive há décadas entre a Alemanha e o Brasil.
A exposição coletiva “Be Art em Berlim”, ocorre entre os dias 1 e 4 de novembro no Bardo Projektraum Space e reúne obras de diversos artistas brasileiros, com o intuito de promover a arte e a cultura do Brasil no panorama internacional. A Be Art é dirigida por Angela de Oliveira no quesito curadoria e network e por Vinicius Ott na representação e expografia. Ambos afirmam que a diversidade artística presente nesta exposição ampliará a compreensão do papel dos brasileiros na cena cultural de Berlim. Destacam que o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha é sustentado por laços históricos e uma rica troca de experiências. As exposições brasileiras em Berlim refletem essa conexão, promovendo uma compreensão mútua e celebrando a riqueza da diversidade cultural.
Vinicius explica que o planejamento de uma exposição em Berlim envolve diversos aspectos essenciais, como a seleção de obras e artistas, além da logística e montagem do espaço. Cada fase deve ser cuidadosamente pensada para garantir uma experiência enriquecedora aos visitantes. “Faço questão de estar presente tanto na montagem quanto na recepção aos convidados'”, acrescenta Ott, destacando a importância do planejamento meticuloso para a disposição das obras, o que maximiza a interação com o público. Isso pode incluir o uso de iluminação adequada e a criação de áreas para eventos e atividades complementares. A comunicação clara entre todos os envolvidos é fundamental para a execução bem-sucedida do projeto.
Além disso, a Be Art teve uma participação notável em Paris, onde uma exposição ocorreu de 18 a 20 de outubro no Carrousel du Louvre, e foi um grande sucesso.
A Be Art nasceu há 3 anos em Barcelona e já editou revistas, promoveu bate papos e esteve em Mônaco, Cascais e Luxemburgo. Nesta nova fase Angela em parceria com Vinicius contaram com a assessoria da Gisele Lahoz, com a direção de arte de Dino Faria e com a colaboração de Isadora Bertelli, Fernanda Porto e Marcos Moreira. Com uma proposta dinâmica e um novo olhar sobre as exposições de artistas em evidência em cenário internacional, a Be Art pretende expandir seu leque de atuações sempre dando enfoque a artistas brasileiros de destaque no mundo. Em Paris Vinicius nos mostrou a exposição da Tarsila do Amaral e em Berlim entrevistou o brilhante Alex Flemming.
Os artistas que marcam presença em Berlin, expondo a diversidade de seus estilos, confirmando a importância da Be Art na divulgação das artes são: Alexandre Horta e Silva, Colenezi, Cris Hettich, Cristiane Maschietto, Dino Faria, Di Farias, Erika Martins, Erika Zaunrith, Emanuelle Calgaro, Fernanda Porto, Francisco Antunes, Flávia Junqueira, Flávia Jackson, Francisco Ivo, Fernanda Porto, Germano, Gisele Faganello, Graça Prado, Graça Tirelli, Gui Bréscia, Hermano Cananéa, Heloisa Zorzi, Josélia Farias, Joyce Chwartzmann, Juarez Oliveira, Justina D’Agostino, Josie Mengai, Karen Albuquerque, Larissa França, Luiza Sella, Márcia Cavinati, Mari Pereira, Marlene Kirchesch, Mariângela Rettore, Mauro Kersul, Patricia Di Basso, Patricia Siqueira, Regiane Rossetti, Ricardo Massolini, Roger Monteiro, Rose Maiorana /Tarso Sarraf, Sandra Régina, Soraya Boechat, Silvana Ravena, Tânia Castro, Tata Moraes, Thais Murce, Tuka Carrilho, Valber Benevides e Valéria Oliveira.
Serviço
“Be Art em Berlim”
Local: Bardo Projektraum Space
Endereço: Jessnerstraße 33, 10247 Berlin, Alemanha
Data: 01 a 04/11/24
Vernissage: 01/11/24 às 19h30
Curadoria: Vinicius Ott e Angela de Oliveira
Realização: Be Art Concept
Assessoria de Imprensa: Gisele Lahoz: +55 17 99108 2421 @giselelahoz
Jornalista MTB 76727/SP
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GISELE MARIA FAGANELLO CASTRO LAHOZ
[email protected]