31/10/2024 às 11h22min - Atualizada em 02/11/2024 às 00h01min
Rede de ensino amplia grade curricular e inclui disciplina com foco em inovação e cultura maker
Novidades no currículo, disponíveis nas unidades agora denominadas Coleguium Mais, proporcionam aos alunos uma formação prática e interativa
MARIA AVELAR
Divulgação Coleguium Mídia O Coleguium, rede educacional reconhecida pela excelência em educação, está levando ainda mais novidades para as unidades que já possuem o Programa de Educação Bilíngue em Minas Gerais. As unidades que contemplam essa modalidade de formação com ensino internacional em Belo Horizonte (Belvedere, Buritis, Cidade Nova e Pampulha) passam a se chamar Coleguium Mais e vão oferecer, a partir de 2025, uma grade curricular ampliada, que inclui a disciplina Maker Nave à Vela (NAV) .
A nova disciplina, direcionada aos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, tem como foco principal a cultura de inovação e o conceito maker, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma formação prática e interativa. Com o apoio do parceiro Nave à Vela, as unidades Coleguium Mais contarão com espaços especialmente projetados para essa disciplina, os NAVLabs, onde os estudantes poderão desenvolver habilidades criativas e pensamento inovador, de forma lúdica e “gamificada”.
“Com a introdução do Maker NAV, buscamos enriquecer ainda mais a experiência educacional dos nossos alunos, integrando a inovação ao aprendizado. A disciplina contemplará fabricação manual e digital, criação digital, eletrônica, robótica e programação. Esse é um passo significativo para preparar os estudantes para os desafios do futuro, estimulando protagonismo e criatividade.” afirma a diretora de Ensino do Coleguium, Rani Cocenza.
Pioneirismo na formação integral e bilíngue O Programa de Educação Bilíngue do Coleguium é focado na formação de crianças desde a Educação Infantil, o que garante uma carga horária significativa em inglês e prepara os alunos para exames internacionais de proficiência. Além disso, a metodologia é complementada pelo Laboratório Inteligência de Vida (LIV), que visa desenvolver habilidades socioemocionais.
Também é oferecido no Coleguium o Ecossistema de Aprendizado Inovador (Eai), destinado ao Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O objetivo é promover uma série de iniciativas para fomentar a experimentação, a pesquisa e o protagonismo das crianças e jovens, além de trabalhar competências relacionadas a inovação, resiliência, comprometimento, autonomia, empatia e trabalho em grupo, entre outras.
Academic Experience O Academic Experience, programa voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, complementa a formação, com a abordagem de temas como oratória, trabalho colaborativo e pensamento crítico em aulas totalmente em inglês.
Com duração de três anos, o programa tem foco acadêmico e os alunos estudam, durante seis aulas de 50 minutos presenciais por semana, conteúdos que visam propiciar a obtenção de proficiência na língua inglesa de forma natural e integrada. O objetivo é ir além das aulas convencionais de inglês e estimular os estudantes a analisar criticamente questões da vida real e identificar soluções de maneira criativa e inovadora.
O Academic Experience, além das disciplinas obrigatórias, inclui eletivas da universidade norte-americana Brigham Young, alinhadas com áreas de interesse vocacional, como medicina, engenharia, direito, administração, design e comunicação. Em parceria com a consultoria educacional “Daqui pra Fora”, os alunos têm acesso às informações necessárias para que possam participar de processos de admissão em universidades no exterior.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA CELESTE CASTELO BRANCO AVELAR
[email protected]