31/10/2024 às 15h38min - Atualizada em 01/11/2024 às 08h03min

Pan de Muerto: pão que carrega a tradição e o simbolismo da cultura mexicana se destaca neste Dia dos Mortos

Lesaffre oferece dicas para produção deste alimento que representa homenagem e união

JULIA PINHEIRO
Lesaffre
Divulgação / Lesaffre
 

O Pan de Muerto é mais do que uma receita de pão, é uma tradição cultural profundamente enraizada no México. Esse pão especial, preparado e consumido durante o Dia dos Mortos, celebração tradicional realizada aqui no Brasil em 2 de novembro, representa a conexão entre os vivos e aqueles que já se foram. Com um formato característico que remete à união entre o mundo dos vivos e o dos mortos, o Pan de Muerto é um símbolo de honra, homenagem e memória.

A Lesaffre, com sua expertise em fermentação, especialmente na produção de massa madre, destaca a importância de preservar e promover receitas tradicionais, como o Pan de Muerto. Esse pão representa uma conexão com a cultura mexicana e com as técnicas de panificação que atravessaram gerações. São receitas simbólicas, que resistem ao tempo e se mantêm vivas, sendo recriadas por padarias artesanais em todo o mundo.

Preparado com ingredientes que evocam o aconchego e a familiaridade, como essência de laranja, açúcar e uma textura macia, resultado da utilização da massa madre viva, o Pan de Muerto torna-se um convite para recordar e transmitir memórias por meio de seu sabor e aroma inconfundíveis.

Confira a receita:
 

Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo
  • 10g de sal
  • 50g de massa madre viva Andorinha Deluxe
  • 10g de raspas de laranja
  • 125g de açúcar
  • 125g de leite
  • 190g de ovos
  • 90g de manteiga

Modo de preparo:

1. Colocar em uma vasilha a farinha de trigo, o sal, o fermento biológico seco saf-instant®, o açúcar, as raspas de laranja e misturar bem

2. Adicionar parte do leite, o ovo, a margarina, misturar bem e ir acrescentando o restante do leite aos poucos e ir sovando até que a massa esteja lisa e homogênea

 

3. Colocar a massa sobre uma bancada enfarinhada. Dividir em 100g (6 pedaços) e bolear. Dividir mais 6 pedaços de 5g e bolear. Depois dividir mais 36 pedaços de 10g e bolear. No final, você terá 48 bolinhas de massa

4. Cubra com um plástico e deixe descansar por 2h

5. Modelar os pedaços de 10g em formato de osso

6. Posicionar as peças modeladas em formato de osso em cima das peças de 100g, separadas anteriormente. E colocar no centro dos pães as bolinhas de 5g

7. Deixar fermentar até a massa dobrar de volume

8. Pincelar com ovos

9. Assar 190ºC por aproximadamente 40 min

10. Depois de assado, peneirar açúcar de confeiteiro por cima dos pães

Rendimento: aproximadamente 6 pães

 

Sobre a Lesaffre

 

Um em cada três pães no mundo é feito com fermento Lesaffre. Com 170 anos de história, a multinacional francesa é líder em fermentação, desenvolvendo soluções para panificação, saúde e biotecnologia. Fundada em 1853, iniciou com a produção de álcool e, em 1863, expandiu para fermento de panificação. Pioneira em massa madre desde a década de 90, oferece produtos que prolongam frescor e maciez com soluções clean label.

 

Presente em mais de 50 países, a Lesaffre está presente no Brasil há mais de 30 anos e inaugurou em 2021 a primeira fábrica local de massa madre viva. Com sede em Campinas, a empresa conta com uma equipe técnica via Baking Center™ e uma rede de distribuidores por todo o país.

 

Informações para a imprensa - MALI Content

 

Júlia Pinheiro

(11) 99314-9192

[email protected]

 

Liane Leonel

(11) 97693-5158

[email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Julia Pinheiro dos Santos Barbosa
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.