Com o aumento da frota de motos, impulsionado pelo surgimento dos aplicativos de transporte e delivery, também cresceu o número de acidentes. Segundo um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgado em 2023, houve um aumento de 53% na taxa de mortalidade de motociclistas no país, no período de 29 anos analisado pelos pesquisadores. Este aumento significativo reflete não apenas o crescimento do número de motocicletas nas ruas, mas também a intensificação do uso desses veículos para serviços de entrega e transporte, que muitas vezes exigem que os motociclistas operem em condições de trânsito adversas e sob pressão de tempo.
Em Goiânia, segundo o Informe Epidemiológico Nº 01/2024 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de mortalidade por sinistros fatais envolvendo motociclistas aumentou 16% (de 6,3 em 2019 para 7,3 por 100 mil habitantes em 2023). A maioria das lesões fatais ocorreu entre indivíduos do sexo masculino (86,7%), na faixa etária entre 20 e 29 anos (37,2%) e de raça parda (65,5%). Esses dados são alarmantes e destacam a vulnerabilidade específica de jovens motociclistas, que muitas vezes são atraídos para o setor de entregas devido à flexibilidade e à demanda constante por serviços de delivery. Diante disso, torna-se imperativa a implementação de medidas concretas e eficazes para garantir a segurança desses trabalhadores.
O próprio documento da SMS destaca a necessidade de investimento em infraestrutura viária que beneficie motociclistas, como a adoção de faixas exclusivas e melhorias na pavimentação. Além disso, é crucial que haja uma fiscalização mais rigorosa das condições de trabalho dos motociclistas, garantindo que eles tenham acesso a equipamentos de proteção adequados e que não sejam submetidos a jornadas extenuantes que aumentem o risco de acidentes. Neste cenário, surge também a necessidade de adoção de políticas públicas que visem proteger os motociclistas não somente para beneficiar diretamente os profissionais, mas também contribui para proporcionar um trânsito mais seguro e eficiente para todos.
Outra estratégia importante é investir em campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito, direcionadas tanto para motociclistas quanto para outros motoristas, o que pode ajudar a criar um ambiente mais seguro para todos os usuários das vias. Também é essencial implementar programas de treinamento e educação para motociclistas, já que neles são ensinadas técnicas de condução defensiva, primeiros socorros e manutenção básica das motocicletas, que capacitam os motociclistas a lidarem melhor com as adversidades do trânsito. Em conclusão, é fundamental criar um sistema de apoio psicológico e social para os motociclistas, já que muitas vezes eles enfrentam estresse e pressão no trabalho, o que refletiria positivamente na segurança e desempenho no trânsito. Assim, somente por meio de um esforço conjunto, será possível reduzir as taxas de mortalidade e criar um trânsito mais seguro e eficiente para todos.
Miguel Angelo Pricinote é Fundador do Mova-se Fórum de Mobilidade
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CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
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