24/10/2024 às 21h31min - Atualizada em 26/10/2024 às 08h07min
Estudos de linguagens contemporâneas conectam diferentes áreas artísticas na pesquisa de Ana Reimann
Livros, documentários e podcasts fazem parte do portfólio da artista, que expande a atuação em cultura com a criação da produtora Arco Media e do portal audiovisual Cultura em 1'
Ana Reimann
@culturaem1 | @anareimann_
Assessoria de Imprensa Com o objetivo de dar continuidade à pesquisa de linguagens artísticas contemporâneas, a produtora cultural, escritora e especialista em audiovisual, Ana Reimann, lança dois novos empreendimentos: a Arco Media, voltada à produção cultural e o portal audiovisual Cultura em 1'. Com trajetória de 25 anos de atuação, a artista explica que o estudo das percepções é o foco do seu trabalho:
"Acredito que as percepções abrem um espaço relacionado ao tempo e ao espaço, em que é possível conectar-se com as pessoas de maneira sensível. Nessa relação, não há verdades prontas, o pensamento não é a única forma de entender o mundo e não há dicotomias. A experiência acontece no agora, proporcionando infinitas formas de olhar e resignificar o mundo. É uma presença corpórea que cria sentidos", destaca. Nas Ondas da Alegria
Um dos projetos marcantes de Ana Reimann é o “Nas Ondas da Alegria”. A iniciativa leva arte, cultura e entretenimento a crianças hospitalizadas por meio de podcasts que recriam a rotina nos hospitais. Por meio das histórias, o projeto busca não apenas amenizar a estadia das crianças no ambiente hospitalar, mas também oferecer momentos de alegria e criatividade, contribuindo para o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes.
"Acredito que os artistas precisam ter responsabilidade social e criar mecanismos de chegar a diferentes públicos. O "Nas Ondas da Alegria" é um projeto que ainda me emociona, mesmo depois de tantos anos. É perceptível como o as crianças ficam mais leves ao escutar as histórias e aderem melhor ao tratamento, já que os personagens estão na mesma situação que elas. difíceis de tratamento", afirma.
O projeto, unido a outras iniciativas, levou a artista à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde ministrou aulas de radiojornalismo e produções sonoras no curso de Comunicação Social - Jornalismo. Além do "Nas Ondas da Alegria", é também empreendedora dos podcasts "Para ouvir e imaginar" e "As histórias da Radiola Falante", ambos viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Com a escrita, além da literatura, Ana é roteirista de audiovisual, dramaturgista teatral e, ainda, escreve críticas e artigos sobre cultura. Entre as suas obras, estão os livros infanto-juvenis "Sara e Pitoco", ed. do autor, realizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, e "Tisca, a lagartixa", lançado pela editora InVerso.
Teatro
Formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, Ana também atua com o Grupo Obragem de Teatro com foco na pesquisa do corpo. Os espetáculos do grupo participaram dos principais festivais teatrais do país, além de ter circulado pelo Brasil e exterior. Como destaque, a peça "Tuíke" ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo do ano, sendo levada a diferentes estados por meio dos editais da Caixa Cultural e Sesc-PR.
Arco Media e Cultura em 1' As novidades na trajetória da artista, também empresária, são seus novos empreendimentos: a produtora cultural Arco Media, que já expande as linguagens culturais, fora do eixo comercial. Paralelamente, está sendo lançado o portal de divulgação "Cultura em 1', disponibilizado em vídeo pelas redes sociais.
Escrever sobre cultura também não é novidade para a artista, que já publicou artigos e críticas em jornais de relevância no país, como no Estadão.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA REIMANN
[email protected]