25/10/2024 às 12h41min - Atualizada em 26/10/2024 às 08h00min

Público recorde participa de congresso para debater inovações na manutenção automotiva

Brasil conta com mais de 120 mil empresas de mecânica para autos, gerando mais de 750 mil empregos diretos e indiretos. Profissionalização é necessária para cuidar de uma frota que ultrapassa os 57 milhões de veículos

LUCAS RODRIGUES CUNHA
Foto: 7º Congresso Brasileiro do Mecânico/Loja do Mecânico
São Paulo, outubro de 2024 – O Congresso Brasileiro do Mecânico, realizado no sábado (19) no Expo Center Norte, reuniu mecânicos, empresários e especialistas, que participaram de palestras e workshops sobre os avanços e tendências no mercado de manutenção de veículos. Em sua sétima edição, o evento organizado pela Revista O Mecânico contou com uma programação diversificada, entre atividades teóricas e práticas, que abordou desde as inovações tecnológicas até sustentabilidade na reparação automotiva. 

Entre os principais destaques, a palestra “Como iniciar a jornada de conhecimento para atender os veículos eletrificados na sua oficina”, falou da importância de investir em capacitação para lidar com as novas demandas, diante da modernidade e de consumidores cada vez mais exigentes. A formação profissional no setor permeou toda a programação, uma vez que o mercado apresenta franco crescimento. 

Para se ter dimensão desse aumento, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram vendidos 79.304 veículos leves eletrificados no Brasil no primeiro semestre de 2024. É um número 146% maior na comparação com o mesmo período de 2023 e os carros híbridos representam cerca de 61% desse total. Já uma projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela que o Brasil pode ter até 62% de carros elétricos em 2035, o que reforça a importância da capacitação profissional, especialmente para acompanhar a evolução tecnológica. 

"Os novos veículos chegando no mercado, inclusive com os híbridos e elétricos no Brasil, representa um momento de grandes oportunidades para o segmento de reparação automotiva. Considerando isso, mais um cenário em que os hábitos de consumo mudaram e a tecnologia promove evolução constante, é essencial que os mecânicos estejam preparados para atender demandas da nova realidade," comentou Rodrigo Pothin, CMO da Loja do Mecânico, coorganizadora do evento. "Para além disso, o CBM tem historicamente desempenhado um papel crucial ao promover discussões sobre essas tendências e tecnologias, buscando impulsionar o setor e alertar sobre as necessidades emergentes, trazendo mais competitividade para as oficinas mecânicas brasileiras por meio mão de obra qualificada", acrescenta. 

Atualmente, o Brasil representa um dos maiores mercados na América do Sul. De acordo com um levantamento do Grupo de Manutenção Automotiva, o Brasil reúne mais de 120 mil empresas de mecânica automotiva, gerando mais de 750 mil empregos diretos e indiretos, para cuidar de uma frota que ultrapassa os 57 milhões de veículos, entre automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e motocicletas.

As apresentações do congresso também discutiram as novas oportunidades de crescimento e estratégia de fidelização de clientes. "A sustentabilidade não é apenas uma tendência, é uma necessidade. Assim, a adoção de práticas sustentáveis nas oficinas, como com o uso de produtos ecoeficientes e técnicas de reciclagem, não só contribui para o meio ambiente, como também representa uma oportunidade de negócio, agregando valor aos serviços prestados. Buscamos destacar isso nas atividades e todas as discussões no decorrer do evento, alertando o público sobre a importância de se incluir essas ações no cotidiano de trabalho como estratégia de negócio e fidelização", disse. 

A programação contemplou uma área de exposição com mais de 40 marcas e  expositores, além dos boxes técnicos e boxes práticos que apresentaram os desafios a respeito do uso e manutenção de veículos. “O congresso deste ano superou nossas expectativas, tanto em número de participantes quanto na qualidade das discussões. Isso mostra que o setor está cada vez mais empenhado em se atualizar e adotar práticas que agreguem valor ao serviço prestado, o que favorece toda a cadeia”, afirmou o executivo. 
 
Sobre a Loja do Mecânico
Fundada em 2003, na cidade de Franca (SP), a Loja do Mecânico é pioneira no comércio de máquinas e ferramentas no Brasil e consolida-se como o maior e-commerce do setor na América Latina. Com a chegada do fundo de investimento EB Capital em 2020, a companhia deu a largada ao projeto de expansão de hubs omnichannel. Atualmente, são 18 pontos físicos que potencializam a proposta de omnicanalidade, permitindo ao cliente comprar no canal de sua escolha, seja físico ou online. As cidades que contam com ponto físico no estado de São Paulo, são: Franca, Ribeirão Preto, Jundiaí, Limeira, Campinas, Praia Grande, Sorocaba, Jacareí, Presidente Prudente, Marília, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Barueri, Embu das Artes, Osasco, Araraquara e Piracicaba, além da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS RODRIGUES CUNHA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.