23/10/2024 às 15h00min - Atualizada em 24/10/2024 às 08h15min
Black Friday: os métodos de pagamento devem ser prioridade para garantir conversão
Segurança e boa experiência de compra será o foco das empresas de e-commerce para esse ano
KATHARINA LAENDER
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Consolidada como data relevante no varejo brasileiro, a Black Friday apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. Marcada para 29 de novembro, a edição deste ano já apresenta números notáveis em relação aos compradores interessados em adquirir produtos durante o período. Um levantamento realizado pela PiniOn demonstrou que 39% dos participantes da pesquisa têm a intenção de fazer compras na data, enquanto um estudo promovido pela Opinion Box em parceria com a Dito revelou que 55% dos consumidores planejam adquirir produtos durante a Black Friday, evidenciando, portanto, o considerável potencial dessa ocasião. Além disso, cada vez mais marcas tem se preparado para ofertar promoções não só nesse dia específico, mas ampliando para abarcar a semana completa ou até mesmo todo o mês com iniciativas como "Black Week" e "Black November". “Diversas companhias já estão olhando para a data com foco em proporcionar melhorias na experiência de compra, comenta Daniela Machado, Diretora Global de Marketing e Produtos C&M Software, multinacional brasileira que oferece tecnologias para o mercado financeiro e setor de meios de pagamento. A Black Friday não apenas representa uma oportunidade significativa para os consumidores, mas também um momento estratégico para o varejo, o que pode gerar benefícios mútuos entre as empresas e os compradores. Os pagamentos no e-commerce Um dos fatores cruciais para o sucesso do e-commerce é a diversidade e segurança dos meios de pagamento disponíveis aos consumidores. A escolha do método pode influenciar diretamente a decisão de compra e a experiência do usuário. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Pagar.me em colaboração com o E-commerce Brasil, 62% dos comerciantes estão adotando o Pix como um atrativo para apresentar preços mais competitivos. E a expectativa é que haja um aumento ainda mais significativo este ano, solidificando o Pix como uma estratégia relevante nas campanhas promocionais. No entanto, é essencial que as plataformas de e-commerce garantam a segurança dos dados dos clientes, mitigando riscos como fraudes e vazamentos de informações. “O usuário sente-se mais à vontade para efetuar suas compras quando o site oferece soluções que simplificam sua jornada e aumentam a segurança, especialmente com a diminuição de telas e a eliminação da necessidade de inserir dados fora do ambiente do banco. Ao modernizar-se e adaptar-se às evoluções tecnológicas, o e-commerce não apenas se destaca na concorrência, mas também impulsiona seu faturamento ao reduzir a taxa de abandono de carrinhos”, comenta Daniela. Ainda segundo a executiva da C&M Software, o varejo enfrenta uma intensa competição de preços e deve reconhecer a preferência do consumidor brasileiro pelo Pix na hora de realizar as compras. No entanto, as soluções disponíveis em grandes marketplaces e sites de venda geralmente apresentam uma jornada do usuário extensa, resultando em uma preferência pelo cartão de crédito. “Essa escolha pode prejudicar os lojistas devido à redução de ganhos, à espera pelo recebimento e ao risco de inadimplência. Portanto, é fundamental que exista uma priorização da conciliação imediata e a agilidade nos recebimentos, evitando a divisão de lucros com as bandeiras de cartões”, destaca a executiva. Os meios de pagamento não são apenas um componente operacional, mas um fator determinante na experiência do cliente e, consequentemente, na vitalidade do negócio online. Melhorias para a experiência de compra Para melhorar o passo a passo dos clientes em relação à finalização das compras, principalmente no que diz respeito ao tipo de pagamento utilizado, as empresas têm buscado formas de proporcionar uma melhor experiência a seus consumidores e uma delas é o uso de plataformas e ferramentas que auxiliem na etapa final da aquisição dos produtos, tornando-a mais segura para os usuários e evitando questões como o abandono de carrinho para os e-commerces. E foi com isso em mente que os executivos da C&M Software desenvolveram a Crystal, uma instituição inovadora, que oferece produtos que permitem integração ao Open Finance. A Crystal é um Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) que encurta os steps na hora pagar as compras realizadas em e-commerce. A utilização da ferramenta permite que o usuário efetue o pagamento com menos etapas e sem a necessidade de inserir dados fora do ambiente bancário, o que proporciona maior conforto durante a transação. “Quando um site oferece soluções que simplificam a jornada do cliente e elevam a segurança, a satisfação do usuário aumenta. Além de demonstrar modernidade e atenção às evoluções tecnológicas, o e-commerce se destaca na concorrência ao reduzir a taxa de carrinhos abandonados, resultando em um aumento significativo no faturamento e a Crystal pode ser uma grande aliada”, ressalta Daniela. Abandono de carrinho O abandono de carrinho é outra questão desafiadora enfrentada pelos e-commerces contemporâneos. Dados recentes indicam que, em média, 70% dos consumidores que adicionam produtos ao carrinho não finalizam a compra, resultando em perdas significativas para os comerciantes virtuais. E para isso, o Crystal também pode ser um grande aliado ao garantir uma finalização mais rápida e segura. “Atualmente, sendo um processo extenso e complexo, além de cheio de incertezas na segurança do site, o bounce no carrinho subiu para 82%, ou seja, o varejo eletrônico vem perdendo um montante significativo de conversão”, comenta a executiva da C&M Software. A implementação de soluções inovadoras, como a Crystal, surge como uma resposta eficaz às dificuldades dos e-commerces na preparação para a Black Friday. A adoção de tecnologias que otimizam a jornada do cliente se torna um diferencial competitivo essencial, atendendo à crescente demanda por eficiência e segurança e solidificando a posição das empresas no mercado do comércio eletrônico. Sobre a C&M Software Fundada em 1999, a C&M Software é uma multinacional brasileira que oferece tecnologias para o mercado financeiro e setor de meios de pagamento. A companhia fornece soluções de mensageria, liquidação centralizada, análise de crédito do mercado, antifraude do Pix, automação de processos a fim de reduzir custos, tempo e falhas, facilitação de acesso aos ecossistemas do Banco Central, e outras inovações. Entre os principais marcos da empresa está a liderança em SPB e na participação da implementação do Pix no Brasil, além da contribuição com o projeto de concretização do FedNow Service nos Estados Unidos, o “pix norte-americano”. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KATHARINA LAENDER DE PAULA
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