23/10/2024 às 11h30min - Atualizada em 24/10/2024 às 08h13min
ODATA anuncia expansão na Colômbia de US$ 1,3 bilhão, impulsionando o desenvolvimento digital no país
A empresa consolida seu pioneirismo no país com o anúncio de 2 novos data centers, o DC BG02 e o DC BG03, com capacidade combinada de 144MW
LUIZ VALLOTO
Divulgação A ODATA, uma empresa da Aligned Data Centers, provedora de serviços de data center para a América Latina, anuncia os novos campi, DC BG02 e DC BG03, localizados, respectivamente, na Zona Franca de Occidente, em Mosquera, e na Zona Franca Metropolitana, em Tenjo, ambas em Cundinamarca, Bogotá, Colômbia. Com as primeiras fases das construções previstas para serem concluídas no segundo semestre de 2026, os campi comportarão uma capacidade de 24MW e 120MW, respectivamente e somam um investimento total da empresa de US$ 1,3 bilhão nos projetos.
O DC BG03, especialmente, será o maior campus de Data Center da Colômbia, tornando o país um importante hub tecnológico e um destino para a grande demanda por infraestruturas capazes de processar o volume exponencial de dados que os maiores provedores de Cloud e Inteligência Artificial necessitam, impulsionando o desenvolvimento digital da Colômbia e consolidando a ODATA como o melhor parceiro para as principais empresas de TI desenvolverem suas operações no país.
Além de oferecer a maior capacidade de TI disponível no país, o DC BG03 será o primeiro data center da Colômbia a ser conectado diretamente ao sistema de transmissão de energia local, possibilitando que os clientes da ODATA tenham maior escalabilidade e estabilidade energética para acompanhar o desenvolvimento de sua infraestrutura digital.
A ODATA está presente na Colômbia desde 2018 e se tornou a provedora líder de data centers no país com a inauguração do DC BG01, campus que se tornou um grande polo de conectividade e atende algumas das principais empresas colombianas e do mundo. Segundo Ricardo Alário, CEO da ODATA, essas expansões são mais um passo da empresa rumo ao seu crescimento e ao desenvolvimento digital da América Latina. “Os novos data centers da Colômbia trazem ainda mais força ao nome da ODATA no país e na América Latina. Por meio deles, poderemos criar ainda mais oportunidades para novos negócios de forma sustentável e contínua, além de reforçarmos o compromisso da ODATA com o desenvolvimento digital da Colômbia, proporcionando as condições ideais para que grandes cargas de cloud e inteligência artificial sejam processadas no país.”, afirma.
Os novos data centers seguirão o mesmo padrão implementado em todos os campi da ODATA com os mais elevados padrões de sustentabilidade e inovação. Dessa forma, o DC BG02 e DC BG03 contarão com a mais nova inovação da ODATA, o Delta Cube (Delta³), que é uma tecnologia de resfriamento a ar desenvolvida e patenteada pela Aligned Data Centers, empresa controladora da ODATA, que diferente dos métodos convencionais que simplesmente empurram ar frio para as salas, a tecnologia captura e remove calor diretamente em sua fonte, criando um ambiente hiperescalável e extremamente eficiente.
Além de ter sido projetado para resfriar grandes densidades de potência de até 50kW por rack na mesma fileira, permitindo aos data centers da ODATA maximizar o uso do espaço com economia de energia, o Delta³ está preparado para ser facilmente integrado com sistemas de refrigeração líquida, deixando a ODATA ainda mais preparada para atender de maneira rápida e eficiente as demandas de alta densidade das aplicações de inteligência artificial também na Colômbia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
[email protected]