22/10/2024 às 09h09min - Atualizada em 23/10/2024 às 00h10min

NGK alerta sobre más práticas comuns com velas aquecedoras

Especialista da marca destaca também os problemas que esses componentes podem causar quando apresentam falhas

ANNA MATTOS
Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, outubro de 2024- Os motores a diesel possuem alta taxa de compressão, que gera muito calor. O diesel é injetado dentro desta massa de ar quente, provocando a ignição sem a necessidade de uma centelha elétrica. Em motores diesel de baixa cilindrada, comuns no Brasil em picapes, SUVs e vans, velas aquecedoras fornecem calor adicional para facilitar a partida a frio. Essas peças são essenciais no momento da partida em baixas temperaturas, mas seu uso inadequado pode reduzir a vida útil e o desempenho do motor. Para colaborar com o desempenho de veículos que utilizam esses componentes, a NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, alerta sobre cinco más práticas que não se deve ter com as peças.

1- Substituição individual das velas: substituir apenas a vela que apresentou problema é uma prática inadequada. As velas aquecedoras de um mesmo conjunto têm a mesma vida útil, e a troca do conjunto completo é fundamental para garantir o funcionamento ideal do sistema de partida a frio.

2- Utilização de velas incompatíveis: cada veículo possui características específicas para o sistema de partida a frio. O uso de velas aquecedoras inadequadas pode resultar em problemas na partida do motor e até falhas mais sérias no motor. É preciso aplicar a vela recomendada para o modelo do veículo.

3- Testes diretos na bateria: uma prática perigosa é testar as velas aquecedoras diretamente na bateria. Além de representar um risco de acidentes, isso pode danificar a vela permanentemente, comprometendo o sistema de partida.

4- Instalação sem limpeza do alojamento: a instalação de uma nova vela aquecedora sem a devida limpeza do alojamento no cabeçote do motor pode provocar dificuldade na instalação e dificultar a vedação da vela aquecedora no cabeçote. É imprescindível utilizar a ferramenta específica para essa limpeza.

5- Aplicação de torque incorreto: o torque inadequado ao instalar as velas pode gerar vazamentos de gás, danos à vela aquecedora ou danos ao motor. A aplicação do torque correto, conforme especificações do fabricante, garante a fixação adequada e o bom funcionamento do sistema.

Problemas causados pelas velas aquecedoras com defeito

As velas aquecedoras não requerem manutenção preventiva, sendo necessário substituí-las quando apresentarem falhas. O ideal é a verificação anual do sistema de partida a frio, especialmente se houver sinais de fumaça branca na partida do motor, dificuldades no arranque ou falhas na fase fria. Nos veículos mais modernos, o acendimento da luz de injeção no painel pode ser um indicativo de problemas no sistema.

“Além das dificuldades relacionadas à partida a frio e ao risco de falhas no funcionamento do motor durante essa fase, um problema adicional resultante da negligência no correto funcionamento do sistema de partida a frio é a contaminação do óleo lubrificante. Essa contaminação pode comprometer a eficácia do lubrificante e, consequentemente, reduzir a vida útil do motor devido à degradação acelerada do óleo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

A NGK enfatiza a importância de práticas adequadas para garantir a longevidade do sistema e o desempenho eficiente dos motores diesel. Em seu site e catálogo eletrônico, a empresa disponibiliza uma tabela de aplicação de velas aquecedoras para fácil consulta.


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ANNA CARLA JURAZECKI DE MATTOS
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