21/10/2024 às 15h11min - Atualizada em 22/10/2024 às 00h20min

Licenciamento 2024: conheça 5 motivos que bloqueiam a regularização do seu veículo

Super App do Gringo ajuda a resolver as pendências e reforça importância de manter em dia documentos obrigatórios

MICHELLE MARIA RAEDER
Divulgação
Todos os veículos registrados no Brasil passam, uma vez por ano, pela regularização do Licenciamento, tributo pago para a atualização anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Contudo, alguns detalhes podem impedir a emissão do documento atualizado, e, consequentemente, gerar multas, penalização na CNH, além do risco de apreensão do automóvel. Quem faz o alerta é o Gringo, Super App com mais de 20 milhões de clientes, que tem como finalidade simplificar a vida do motorista.

Neste ano, a taxa a ser paga pelos motoristas é de R$160,22. Quem opta pelo pagamento pelo Super App do Gringo pode pagar à vista via Pix ou boleto, ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

Veja abaixo os 5 principais motivos de bloqueio do licenciamento:

Débitos pendentes
IPVA e multas não pagas são os principais motivos que impedem o motorista de realizar o pagamento do licenciamento. As multas Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), infrações de trânsito cometidas em unidades da Federação que diferem do registro de licenciamento do veículo, estão entre as principais causas de bloqueio de licenciamento. De acordo com dados do Gringo, o único aplicativo da categoria que resolve essa pendência, 20% dos motoristas descobrem essas taxas somente na hora de pagar o licenciamento.

Além disso, o não pagamento da tarifa de emplacamento, licenciamentos anteriores, e mesmo os do antigo Seguro DPVAT, também podem impedir a atualização do CRLV. Para resolver essa situação, o proprietário do veículo deve checar seu caso e regularizar todos os débitos pendentes.

Falta de transferência
O bloqueio por não realização de transferência também é uma das causas bem recorrentes de impedimento de licenciamento. Passar a propriedade do veículo para o novo comprador é importante para garantir que o automóvel esteja devidamente registrado e evitar problemas futuros.

Bloqueio Judicial
Quando há uma decisão judicial determinando alguma restrição sobre o automóvel, o licenciamento fica bloqueado. Essa situação pode acontecer por conta de dívidas não pagas, disputas legais ou outras situações que envolvam a justiça. O bloqueio pode afetar o licenciamento já que impede a realização de qualquer procedimento junto aos órgãos de trânsito. Para resolver, o proprietário precisará seguir as orientações fornecidas pelo órgão responsável pela restrição. Em geral, implica em pagar as pendências financeiras ou resolver a questão que resultou no bloqueio do veículo.

Apreensão do Veículo
Quando um veículo é apreendido, por ficar recolhido, o proprietário não tem acesso ao carro, por isso, todo e qualquer procedimento fica impedido de ser realizado. Para a recuperação do veículo apreendido, o motorista também deve seguir as instruções do órgão responsável pela apreensão, que podem envolver questões de pagamento de multas e taxas de liberação.

Recall
O procedimento realizado pelas montadoras quando identificam a necessidade de algum reparo em itens que comprometam a segurança do veículo, quando não executado pelo proprietário, também é um motivo que trava o licenciamento, já que é necessário que o veículo passe por uma vistoria de segurança. Neste caso, o proprietário do veículo deve entrar em contato com a montadora ou com a concessionária autorizada, para agendar o reparo necessário e seguir as instruções para que o licenciamento possa ser emitido.

Em caso de dúvidas, é possível consultar a situação do veículo e resolver as pendências diretamente no Super App Gringo, além do pagamento em até 12x no cartão de crédito, pix ou boleto.

Sobre o Gringo   
O Gringo foi fundado por Rodrigo Colmonero, Juliano Dutra e Caique Carvalho em 2019 com o propósito de simplificar a vida dos mais de 80 milhões de motoristas brasileiros. Por meio do Super App, que possui 20 milhões de clientes, os motoristas encontram um jeito simples, seguro e personalizado de monitorar e realizar serviços relacionados a seus documentos e veículos, além de contratação de seguro e obtenção de empréstimo. Após receber mais de R$400 milhões em aportes de fundos nacionais e internacionais, a startup opera nos seguintes estados do país: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Bahia e Maranhão.   
  
O Gringo é o Super App mais baixado na categoria Auto com nota 4.8 no Google Play e App Store; possui 9.8 e o selo RA1000 do Reclame Aqui; participa do programa Scale-Up Outlier da Endeavor e Google for Startups. É o atual vencedor do prêmio Reclame Aqui na categoria Serviços - Transporte para Condutores, além de ser a única empresa de tecnologia a estar no Ranking RA.   
 

Atendimento à imprensa

Burson
Michelle Raeder - [email protected] - (11) 99943-6311
Bruna Quintanilha - [email protected] - (11) 99110-6820



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELLE MARIA RAEDER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.