Em um ambiente corporativo competitivo, a comunicação é frequentemente vista como a chave para o sucesso. Contudo, quando utilizada de maneira manipuladora, pode se tornar uma ferramenta de controle, prejudicando a dinâmica entre líderes e funcionários. A Dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga e especialista em expressividade, lança luz sobre as maneiras sutis e perniciosas em que a comunicação pode afetar a confiança e o bem-estar dos trabalhadores.
O gaslighting, uma forma de manipulação psicológica, exemplifica como a comunicação pode ser distorcida para abalar a confiança dos funcionários. Comentários desprezíveis ou desdenhosos por parte de líderes podem levar os funcionários a duvidarem de suas habilidades e a se sentirem inseguros em seu desempenho. “Em vez de construir relacionamentos saudáveis, a comunicação envolvente mina a autoconfiança e a moral da equipe”, afirma a Dra. Cristiane.
Citando um estudo da American Psychological Association (APA), que revela que a falta de comunicação clara pode resultar em mal-entendidos e isolamento, a Dra. Cristiane ressalta que quando um líder desmerece as opiniões ou as preocupações de um funcionário, isso não apenas impacta a autoestima deste, mas também contribui para um ambiente de trabalho tóxico.
O abuso comunicativo leva a um desgaste emocional significativo. Um estudo de 2023 publicado na Frontiers in Psychology confirma que essas dinâmicas estão diretamente ligadas ao aumento do estresse e da ansiedade no local de trabalho. Funcionários que se sentem desvalorizados ou mal interpretados são mais expostos a se afastarem de interações sociais e desenvolverem sentimentos de inadequação.
“Eu já me senti como se estivesse andando em um campo minado, onde cada conversa com meu chefe poderia acabar em insultos ou desdém. Mesmo quando eu apresentava um bom trabalho, era desvalorizada, e isso afetou totalmente minha confiança como profissional. Havia dias em que eu simplesmente não queria ir trabalhar por medo de ser criticada, mesmo sabendo que estava fazendo o meu melhor.” afirma uma jornalista que prefere não se identificar.
A Dra. Romano destaca que “a comunicação é um pilar vital nas relações sociais no trabalho. Se um empregado começa a duvidar de sua própria capacidade devido à manipulação verbal, isso pode criar um ciclo vicioso que resulta em desempenho prejudicado e até mesmo em resistência da carreira”.
Para aliviar os efeitos negativos do controle comunicativo, a Dra. Cristiane propõe algumas estratégias que podem ser fundamentais:
"A sociedade e as organizações não podem ignorar a necessidade de valorizar a voz de cada colaborador, garantindo que todos tenham a oportunidade de expressar seus pensamentos e sentimentos livremente", conclui Romano.
Sobre a Dra. Cristiane Romano:
Ao longo de sua carreira, a Dra. Cristiane têm capacitado profissionais, ajudando-os a aprimorar suas habilidades comunicativas e, assim, aumentar sua influência e persuasão em diversos contextos.
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PAULO NOVAIS PACHECO
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