Se antes um bom salário era suficiente para manter os colaboradores nas empresas, atualmente a retenção de talentos envolve muito mais do que isso. Segundo a pesquisa realizada pela consultoria de carreira e recrutamento Robert Half, 97% dos profissionais consideram os benefícios ao aceitar uma oferta de emprego, enquanto 51% destes tentam negociar um pacote de remuneração mais atrativo caso eles sejam menos atraentes.
A retenção de talentos nas empresas ainda é um desafio a ser superado. Contudo, a gestão de benefícios pode se tornar uma ferramenta estratégica na redução de turnover, aumentando assim o engajamento e a melhora da imagem da empresa no mercado. Entretanto, os pacotes de benefícios não são mais compostos apenas pelos tradicionais vale transporte, alimentação e refeição. Empresas passam a incluir desde planos de saúde, auxílio-creche, vale-combustível, auxílio home office, cursos de especialização até a flexibilidade de horários e de benefícios.
Visto que os auxílios aumentam a satisfação e o bem-estar no ambiente de trabalho e também permitem dar maior atenção às particularidades e exigências individuais dos trabalhadores, especialistas de diversos segmentos revelam a importância de implementar um bom quadro de vantagens nas empresas:
MB Labs
Segundo Renan Basso, especialista em tecnologia financeira e co-fundador do Grupo MB Labs, ecossistema de empresas especializadas em consultoria e desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais financeiras, um dos principais gargalos enfrentados por empresas, em especial as de tecnologia, é a alta rotatividade dos colaboradores.
A concorrência não só no Brasil mas também internacional, em especial quando o serviço pode ser prestado de qualquer lugar do mundo – desenvolvedores de tecnologia, por exemplo – acaba sendo um grande desafio. Como disputar um colaborador com uma empresa que lhe pagará em moeda mais valorizada, como dólar ou euro? A resposta, segundo Renan, está sem sombras de dúvidas na valorização deste colaborador.
“Além de uma remuneração justa é preciso investir na capacitação da mão de obra. Atuar, de fato, como uma escola para o seu time. No âmbito da tecnologia, em que tudo muda rapidamente e os modus operandi estão sempre em evolução, investir em capacitação constante pode ser a chave para que seus colaboradores vejam o valor agregado em continuar fazendo parte da empresa. Percebemos que muitas companhias já passaram a oferecer cursos ou firmar parcerias com escolas online que oferecem tais especializações. E isso é ótimo, pois a roda do emprego gira, as pessoas conseguem suas tão desejadas colocações no mercado de trabalho, ao passo que as companhias suprem suas necessidades por mão de obra capacitada”, afirma.
Evertec + Sinqia
Empresa líder de tecnologia para instituições financeiras na América Latina e Caribe, a Evertec + Sinqia conta com alguns programas para reconhecer seus colaboradores que mais se destacam, seja por sua performance acima do esperado ou por atuarem como embaixadores da marca, disseminando sua cultura e valores.
Para inspirar e engajar os colaboradores foi criado o Programa Valoro, que foca no reconhecimento de boas práticas internas e está estruturado em três pilares principais:: Peer to Peer (iniciativa trimestral que reconhece e premia os colaboradores mais bem avaliados por seus pares), Reconhecimentos Especiais (prêmio semestral que destaca os comportamentos e iniciativas alinhados à cultura de alto desempenho), Prêmio Anual do Presidente (reconhecimento dos funcionários que representam os valores da empresa e são identificados por seus colegas como modelos a serem seguidos).
A Evertec +Sinqia também aposta na capacitação e desenvolvimento profissional como mais uma iniciativa de retenção com o programa Bolsa de Estudos. Por meio dele, os colaboradores e seus filhos podem ser contemplados com uma ajuda financeira para ajudar a custear um curso de nível superior ou universitário, abrangendo carreiras técnicas, tecnológicas, técnicas profissionais, bacharelados, licenciaturas, especializações, mestrados ou doutorados em países onde a empresa atua, como Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.
“O mercado de tecnologia está extremamente competitivo e sabemos que os profissionais qualificados buscam mais do que apenas uma boa remuneração. Na Evertec + Sinqia, oferecemos programas de reconhecimento que incentivam o alto desempenho, alinhados aos nossos valores e cultura corporativa. Além disso, valorizamos a família expandindo benefícios especiais, como o Programa Bolsa de Estudos, porque acreditamos que investir no futuro dos seus filhos fortalece o senso de pertencimento”, destaca Marcia Drysdale, Diretora de Pessoas e Cultura.
Fully Ecosystem
Já na Fully Ecosystem, plataforma de bem-estar que oferece soluções personalizadas que combinam saúde física, mental e financeira, é oferecido aos usuários uma jornada de incentivos para alcançar metas semanais definidas pelo próprio aplicativo. Eles podem escolher entre programas de bem-estar, como desafios semanais de atividade física, meditação guiada e workshops de nutrição; ou monitoramento de passos, sono e humor e gerenciamento do estresse e da ansiedade, com exercícios de respiração e mindfulness. No campo das finanças, há dicas e ferramentas para auxiliar os usuários a controlarem os gastos e aprenderem mais sobre educação financeira. Isso permite que as empresas possam oferecer diversas ofertas de bem-estar para os seus colaboradores sob uma experiência do usuário simples e unificada.
"Dados de mercado tem reforçado o quão importante tem sido as companhias olharem para o bem-estar de seus funcionários e parceiros para evitar problemas que afetam a qualidade de vida ou ocasionam o burnout. Por isso, estamos comprometidos em transformar a maneira como pessoas e empresas praticam o bem-estar, criando soluções que ajudem não só na saúde física, mental e financeira, mas que também possam fornecer recursos valiosos para empresas fortalecerem suas marcas e engajarem seus públicos significativamente", diz Vivian Muniz, VP de marketing e Operações na Fully.
Baldan
Para a Baldan, uma das líderes no segmento de implementos e máquinas agrícolas no Brasil, a retenção de talentos é essencial para o sucesso contínuo da companhia e para a perpetuação de seus valores, principalmente diante da competitividade crescente do mundo corporativo. “Nesse sentido, a pesquisa de clima é um ponto extremamente relevante, que funciona como um termômetro da organização. Ela é essencial para entender as necessidades, expectativas e o nível de satisfação dos colaboradores, possibilitando a identificação de áreas de melhoria e implementação de ações que impactem diretamente a motivação e a qualidade do ambiente de trabalho", explica Fernanda Bellissimo, Coordenadora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da empresa.
O Grupo Safira, ecossistema de soluções em energia e inovação, vem aprimorando cada vez mais suas respectivas práticas de Gente & Gestão, a fim de fomentar esse desejo de permanência nos colaboradores a partir de uma abordagem inovadora e diversificada em relação aos benefícios oferecidos. Inclusive, neste ano, a empresa investiu em inúmeras iniciativas como o Projeto Conexão, que envolveu uma revisão abrangente de cargos, competências e trilhas de carreira, com o intuito de eliminar a subjetividade nos processos de avaliação e promoção, oferecendo aos profissionais uma visão clara de como avançar na carreira com base em competências comportamentais bem definidas e com indicadores de desempenho específicos.
Outra iniciativa significativa foi o programa Energy Master, que selecionou talentos para um aprendizado aprofundado sobre o mercado de energia brasileiro. Em paralelo, a companhia revisou recentemente seus bônus por performance, ampliando os percentuais de bonificação individual e em equipe para que os colaboradores sejam recompensados de maneira justa e significativa por suas contribuições, o que incentiva um desempenho contínuo e alinhado aos objetivos organizacionais.
A implementação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para 100% dos colaboradores reforçou internamente a importância do aprendizado diário e do desenvolvimento constante, possibilitando que os profissionais se aprimorem em suas áreas de atuação e possam ter mobilidade dentro da empresa.
Para Simone Viotto, head de Gente e Gestão do Grupo Safira, investir em benefícios amplos e adaptáveis minimiza as taxas de rotatividade, ampliando assim a satisfação entre os colaboradores. “Essas iniciativas não só promovem um ambiente de trabalho positivo, como também geram um impacto significativo na produtividade e na lealdade dos profissionais, criando um ciclo virtuoso de crescimento e sucesso para a organização como um todo. Esse é o nosso foco e o que buscamos alcançar diariamente”, complementa Viotto.
Siprocal
Segundo Leticia Langhamer, People Manager da Siprocal - plataforma de tecnologia para mídia que ajuda publishers, operadoras e anunciantes líderes nas Américas a crescerem e monetizarem sua base de usuários em múltiplos dispositivos -, oferecer um pacote de benefícios abrangente e flexível, pensado para atender às diversas necessidades dos colaboradores é essencial para ajudar na retenção de talentos. “Nosso vale-refeição, por exemplo, é compatível com o mercado, mas vai além: ao ser disponibilizado em um cartão flexível, permitindo que cada colaborador gerencie o valor mensalmente. Dessa forma, o benefício pode ser utilizado nas categorias que fazem mais sentido para cada um, proporcionando autonomia e personalização no uso.”, comenta.
Outros benefícios oferecidos pela empresa são o day off durante a semana do aniversário e um plano de saúde de abrangência nacional, que oferece cobertura completa para todos os colaboradores, independentemente de onde estejam. Isso se alinha ao seu modelo de trabalho remoto, garantindo que, mesmo fora do estado do escritório, todos continuem seguros e amparados. “Para apoiar os pais e mães em nossa equipe, disponibilizamos auxílio-creche, permitindo que seus filhos estejam em um ambiente educacional adequado, promovendo seu desenvolvimento e tranquilidade para os pais no ambiente de trabalho. Além disso, temos orgulho de seguir os benefícios de uma empresa cidadã, o que nos permite oferecer licenças maternidade e paternidade estendidas. Acreditamos que esse período com os recém-nascidos é essencial para o fortalecimento dos laços familiares, proporcionando aos pais o tempo necessário para vivenciarem plenamente esse momento único.” finaliza.
D4Sign
Para a gerente de RH da D4Sign, plataforma de assinatura digital, um pacote de benefícios focado no bem-estar e desenvolvimento do profissional é necessário não apenas para a retenção de talentos, mas para a satisfação do funcionário no ambiente de trabalho e a qualidade de marca.
“A D4Sign oferece um regime híbrido com auxílio home office, bônus trimestral e 14º salário, além de benefícios focados no bem-estar, como massagens semanais, um bom convênio médico, cursos pagos pela empresa e day off no aniversário. Nossa proposta é promover qualidade de vida, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e desenvolvimento profissional, criando um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados. Acreditamos que esses diferenciais ajudam a reter talentos e a fortalecer uma cultura de crescimento e satisfação na empresa”, coloca.
Suhai
Para Talita Reis, diretora de Recursos Humanos da Suhai Seguradora, em um mercado com talentos cada vez mais diversos é fundamental que as empresas reconheçam e respeitem as diferenças que tornam cada colaborador único. E, ao sentir que é respeitado, ele também se sente, naturalmente, mais satisfeito. Ela destaca que o pacote de benefícios na empresa foi construído com base em pesquisas internas, análise do que o setor oferece e o principal valor que reforçam internamente: acolher e proteger. "Entendemos que isso passa por respeitar o que é prioridade para cada colaborador e, por isso, optamos por permitir essa flexibilidade nas escolhas. Desde o anúncio do nosso programa de benefícios flexíveis, o SuhaiFlex, temos recebido feedbacks positivos dos colaboradores, e o melhor: quase 100% deles fizeram ajustes na antiga distribuição dos benefícios, o que mostra que a nova proposta foi benéfica", aponta.
Talita ainda revela que dada a alta adesão, de quase 100% do quadro de funcionários, já notaram crescimento nos índices de satisfação, como por exemplo com os feedbacks especialmente positivos sobre a opção que permite que os funcionários troquem parte do saldo de benefícios por créditos para comprar passagens e hospedagens. "As empresas estão se adaptando para personalizar suas ofertas, reconhecendo que cada cliente tem suas próprias necessidades e expectativas. Assim como os sistemas as a service permitem que as organizações escolham as soluções que melhor atendem a seus objetivos, o mesmo deve acontecer com os benefícios oferecidos aos colaboradores", finaliza.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
[email protected]