Um item fundamental para qualquer carro, o estepe pode ser a diferença entre seguir uma viagem ou ficar na estrada com um pneu furado. Geralmente guardado no porta-malas, esse pneu reserva, tantas vezes negligenciado, é um item obrigatório na maioria dos carros, mas de uso somente para emergências. Além disso, não é sempre igual: existe mais de um tipo de estepe, e alguns bastante tecnológicos.
Os tipos gerais de estepe
O estepe é um item de segurança que deve ser utilizado somente até que o motorista consiga auxílio para consertar o pneu furado ou então conseguir um novo. Ele pode ser do mesmo tamanho da roda utilizada, pode ser de tamanho menor que a roda utilizada ou ainda pode ser do tipo Run Flat. O estepe pode ser também do tipo temporário: mais fino, ocupa menos espaço no porta-malas, mas não pode rodar grandes distâncias.
No primeiro caso, a utilização do estepe não prejudica em nada a dirigibilidade do veículo, uma vez que ele é igual ao conjunto de roda e pneu original. Já no segundo caso há certo prejuízo na dirigibilidade: o conjunto menor prejudica a aceleração e frenagem, principalmente se forem bruscas. Esse estepe só pode rodar poucas distâncias e velocidades não maiores que 80 km/h.
O tamanho está estipulado em Resolução do Contran
A Resolução 540/15 do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, estipula que “o diâmetro externo do conjunto roda e pneu sobressalente deve ser igual ao do conjunto rodas e pneus rodantes", só podendo variar caso a montadora estipule o contrário e dê todas as condições de garantia e segurança. Na mesma Resolução, expressa a necessidade de que o estepe respeite as normas do Inmetro.
O que a lei de trânsito diz a respeito do estepe
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o estepe fora dos padrões definidos pelo Contran ou ainda completamente ausente é uma infração de trânsito grave, passível de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Contudo, há exceções: é o caso do pneu Run Flat. Este tipo de pneu tecnológico foi criado para ser capaz de rodar sem ar por até 80 quilômetros de distância, a uma velocidade de 90 quilômetros por hora, mesmo quando furado.
Os pneus mais modernos e outras tecnologias
O Run Flat é um tipo de pneu reforçado e que não deforma, pois sua estrutura interior é capaz de fazer uma espécie de selamento em pequenos furos. Cerca de 35% dos carros novos já saem sem estepe de fábrica e, geralmente, equipados com esse tipo de pneu. Acompanham também uma garrafa com selante junto de um compressor para que, quando o motorista for alertado no painel de que um pneu furou, possa encostar o carro e encher o pneu.
Porém, esse tipo de pneu não comporta consertos definitivos, e, se furado, a troca deve ser realizada. O problema é o custo, chegando a R$ 900 uma unidade de pneu. Outro sistema, ainda mais raro, é o de pneu temporário murcho. Ocupando pouco espaço do porta-malas, os carros equipados com este tipo de estepe vêm com um compressor, que deve ser ligado na bateria de 12 volts do carro. O motorista infla o pneu, e então faz a troca.
No mais, é fundamental não descuidar do estepe. Deve ser sempre calibrado conforme especificado no manual do veículo e ter sua validade conferida. Seja um estepe de emergência mais fino ou um estepe integral, do tamanho da roda do veículo, de pneu 185/65 R15, por exemplo, o importante é tê-lo sempre ao alcance das mãos e em bom estado. Afinal, nunca se sabe quando precisará dele.
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ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
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