Levando em conta as mudanças climáticas que geram impactos globais cada vez mais evidentes, o Painel MBCB: A liderança brasileira na transição para uma mobilidade de baixo carbono será um dos destaques do Congresso SAE BRASIL 2024, nos dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Serão apresentadas as principais metas de descarbonização do Brasil e as trajetórias tecnológicas eficientes para o setor de transporte rodoviário.
O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) é uma iniciativa que reúne representantes de diferentes setores da cadeia de mobilidade e energia para promover a descarbonização viável e a neoindustrialização bioelétrica. Durante o painel, será discutido o estudo inédito “Trajetórias Tecnológicas mais Eficientes para a Descarbonização da Mobilidade”, realizado pela LCA Consultoria e MTempo Capital e encomendado pelo grupo. O trabalho traz projeções para os próximos 25 anos, analisando os impactos socioeconômicos das soluções de descarbonização para veículos leves e pesados, além de defender uma abordagem tecnológica neutra que viabilize uma transição justa e sustentável.
Com base nas metas ambiciosas do Brasil para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) – 48% até 2025, 53% até 2030 e neutralidade em 2050 – o painel também abordará os desafios e oportunidades que essas transformações trazem para o setor. Entre os temas debatidos, serão destacadas as políticas públicas necessárias para acelerar essa transição e garantir a competitividade do Brasil no cenário global de descarbonização.
A discussão será conduzida por representantes de empresas e especialistas em mobilidade sustentável do MBCB, oferecendo uma visão abrangente das estratégias necessárias para posicionar o Brasil como líder global na transição para uma mobilidade de baixo carbono. Entre os participantes estão José Eduardo Luzzi, ex-CEO da Tupy MWM Motores e coordenador-geral do conselho de administração do MBCB; Roberto Braun, diretor de comunicação e presidente da Fundação Toyota, além de porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil; Renata Isfer, presidente executiva da Abiogás; e Gustavo Bonini, diretor da Scania América Latina.
O painel surge com o propósito de tratar das diferentes abordagens e soluções para os desafios da descarbonização, refletindo as complexidades do setor de transporte e a necessidade de um esforço conjunto para avançar em direção a um futuro mais sustentável.
SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser ‘A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira’. Participam da entidade profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE BRASIL se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial cientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento sobre mobilidade e inserir o país no processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, terceiro setor e órgãos técnicos do governo. É filiada à SAE International, que foi fundada em 1905, nos EUA, por visionários como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século tornou-se uma das principais fontes de conhecimento, normas e padrões dos setores automotivo e aeroespacial, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.
Serviço
31º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE SAE BRASIL
Data: 16 e 17 de outubro, das 09 às 18h
Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera
https://saebrasil.org.br/congresso/
Informações para a imprensa:
Máquina | [email protected] | +55 11 99865-8771
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA MONORI SILVA
[email protected]