24/06/2024 às 12h30min - Atualizada em 14/10/2024 às 20h08min

Como saber se o cavalo está com pneumonia?

Saiba se o seu cavalo tem pneumonia, como prevenir e quais os sintomas. Conte com a Drogavet para encontrar os melhores medicamentos para tratá-lo!

SILVIA REHN
Freepik

Com os nossos manipulados da DrogaVET, é possível lidar com os problemas de saúde equinos, no qual um dos mais preocupantes é a pneumonia. Essa condição pode causar danos graves à saúde e ao bem estar dos equinos, além de causar perda de produtividade ou afastar os animais das tarefas rotineiras.

Entender o que é a pneumonia, de qual tipo e quais os sintomas associados pode ajudar a diagnosticar o mais rapidamente possível, o que torna o tratamento bem mais tranquilo e eficiente, além de evitar maiores sofrimentos ao animal.

O que é pneumonia em cavalos?

A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar, formado pelos alvéolos e responsáveis pelas trocas gasosas entre oxigênio e gás carbônico - fundamentais no processo de respiração. Existem dois tipos de pneumonia em cavalos: a pneumonia viral e a pneumonia bacteriana.

A pneumonia viral é causada por um vírus, no qual o mais comum é a Influenza Equina, ou gripe do cavalo. Essa é mais comum, contagiosa, porém geralmente menos grave. Já a bacteriana ocorre quando a infecção é causada por bactérias e esse tipo costuma ser mais grave.

Causas da pneumonia em cavalos

Como é uma doença respiratória, a pneumonia pode estar associada a várias causas. O pulmão de cavalo é ligado diretamente à respiração, o que significa que é inevitável que o animal inspire alguma substância nociva.

A pneumonia geralmente ocorre pela aspiração de elementos para o sistema respiratório. Isso pode acontecer, por exemplo, no convívio com animais doentes, aspiração de poeira, fungos ou outras substâncias presentes no ambiente.

Sintomas da pneumonia em cavalos

Os principais sintomas de pneumonia de cavalos incluem febre, tosse, corrimento nasal - que pode ser seroso ou purulento -, depressão, perda de apetite e fraqueza. Em alguns casos, o animal faz ruídos diferentes ao respirar e, também, pode haver odor desagradável quando ele expira.

O comportamento do animal é importante ser observado. Deixar de comer ou se alimentar menos, apresentar menos disposição no dia a dia e certa fraqueza ao executar atividades. Todo dono conhece o comportamento natural de seu animal e consegue perceber quando há algo de errado.

Como diagnosticar a pneumonia em cavalos?

O diagnóstico da pneumonia em cavalos deve ser feito por um veterinário especializado. Ele envolve testes e exames específicos logo após o surgimento dos principais sintomas, como febre e tosse.

A análise das secreções por via de testes laboratoriais é importante para detectar qual o tipo da pneumonia e qual o estágio da doença e, assim, determinar o tipo de tratamento adequado.

Tratamento para pneumonia em cavalos

O tratamento indicado para pneumonia em cavalos varia de acordo com o estágio da doença, assim como também com o seu tipo. No entanto, é primordial que seja feito o isolamento do animal doente para evitar que se tenha qualquer contaminação cruzada. 

Procedimentos como a drenagem de secreções podem ser feitas, no entanto, acompanhadas por medicamentos para auxiliar no tratamento. Para isso, você pode contar com os manipulados da DrogaVET, prescritos pelo médico veterinário.

Prevenção da pneumonia em cavalos

Para evitar que o cavalo tenha pneumonia ou outras doenças respiratórias, é ideal a higienização dos estábulos, evitando o contato com animais doentes. Os cuidados com alimentação e a dosagem de carga de trabalho também são fundamentais.

Além disso, visitas constantes ao veterinário para manter o cavalo bem nutrido e com a saúde nas melhores condições são fundamentais para manter o equino em boas condições e, caso haja algum sinal precoce da doença, seja devidamente tratado.

Dicas importantes para cuidar de um cavalo com pneumonia

O isolamento do animal é a primeira medida que deve ser tomada, logo após de seu diagnóstico pelo veterinário. Isso é feito para que a condição não seja transmitida ao ambiente ou para outros equinos.

Fora isso, seguir com o tipo de tratamento indicado pelo veterinário e utilizar medicamentos de procedência confiável, como os manipulados na DrogaVET, são medidas eficazes para evitar prejudicar o tratamento do seu animal.

Entre em contato com a DrogaVET para encontrar os melhores manipulados, vendidos sob receita médica, para o seu equino. Cuide da saúde do seu cavalo e conte conosco para facilitar o processo!


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SILVIA REHN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.