14/10/2024 às 15h16min - Atualizada em 14/10/2024 às 20h07min

TODAS LAB dá vez à produção das mulheres

A programação do projeto terá laboratórios criativos de literatura, audiovisual, artes e artesanato facilitados por profissionais que se identificam no gênero feminino. Evento começa no dia 16 de outubro, no Centro Cultural da Juventude (CCJ), na Vila dos Andrades

PATRICIA DORNELAS
@nosartecultura
Todas LAB
Para unir arte, literatura, artes visuais, artesanato, sustentabilidade, empreendedorismo e protagonismo feminino, o projeto Todas LAB chega a São Paulo. Em outubro e novembro, quatro espaços de cultura da cidade recebem o evento, com programação protagonizada por profissionais que se identificam no gênero feminino e visando a equidade de gênero, engajando mulheres, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis e pessoas não binárias, promovendo a união de diferentes identidades de gênero.
Todas LAB consiste num ciclo de quatro encontros presenciais, por meio de laboratórios criativos, nos quais o público poderá participar gratuitamente de todas as atividades, que serão realizadas no Centro Cultural da Juventude (Vila dos Andrades), Tremembé, Bom Retiro e Biblioteca Cora Coralina (Guaianazes). Além dos laboratórios, o projeto oferece espaço para trocas de experiências e dicas de empreendedorismo. Serão realizados workshops e rodas de conversa com especialistas em cada tema, e as inscrições podem ser feitas online, através do https://www.todaslab.com.br/ 
A programação do primeiro ciclo do projeto tem início no dia 16 de outubro com a palestra “Mulheres que criam – Transformando arte em oportunidade”, às 10h30, seguidos dos laboratórios “Arte Feminina: Pintura de Autorretrato”, com a artista urbana AFolego, e “Vozes e entre-vistaz quais histórias eu quero ouvir e contar?”, ministrado pela jornalista, pesquisadora e gestora cultural Maitê Freitas. No dia 17, haverá os workshops “A Arte do Lettering Mão na Massa”, com a artista e designer Camila Pegado, “Impressões Urbanas: Oficina de Lambe-Lambe”, com a artista Telúrica.x, “Mostre seu Trabalho: Criando vídeos do Processo Criativo”, desenvolvido pela artista Negana Pereira e “Introdução à escultura utilizando massa cerâmica”, com a escultora tradicional figurativa Juliana Moura Niel. Já na sexta (18), os temas serão “Bordados e escrita”, com a pesquisadora e artista têxtil Blenda Souto Maior, e “Fazendo sua primeira HQ!”, desenvolvido por Cecília Marins, quadrinista, jornalista e ilustradora.
No dia 30, início do segundo ciclo, a oficina “Escrita e voz” será conduzida pela escritora e atriz Luz Ribeiro, das 13h30 às 16h30. Já quando o assunto são as artes visuais unidas à literatura, a autora e ilustradora de livros infantis Lila Cruz é a responsável pelo laboratório “Criando sua própria revista em quadrinhos”. Já no dia 31, a programação tem início, às 9h, com o laboratório “Mostre seu Trabalho: Criando vídeos do Processo Criativo”, ministrado pela artista visual Negana Pereira. Às 13h30, serão realizadas duas oficinas, “Impressões Urbanas: Oficina de Lambe-Lambe” com Telúrica.x, artista visual, e “Criando letras com caneta pincel, para iniciantes”, com Jade Salvático, designer e artista de lettering. Encerrando o ciclo desta semana, a escultora Juliana Moura Niel apresenta o laboratório “Introdução à escultura utilizando massa cerâmica” e Blenda Souto Maior, pesquisadora e artista, trará o tema “Bordado e escrita”.
O terceiro ciclo do Todas LAB acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, com os laboratórios criativos “Bordado e Escrita”, “Mulheres que criam - Transformando arte em oportunidade”, “Arte Feminina: Pintura de Autorretrato”, “Criando sua própria revista em quadrinhos”, “Mostre seu Trabalho: Criando vídeos do Processo Criativo”, “Impressões Urbanas: Oficina de Lambe-Lambe”, “Criando letras com caneta pincel, para iniciantes” e “Introdução à escultura utilizando massa cerâmica”.
No encerramento do projeto, dias 27, 28 e 29 de novembro, Luz Ribeiro, Lila Cruz, Maitê Freitas, Negana Pereira, Telúrica.x, Jady Salvático, Juliana Moura Niel e Blenda Souto Maior chegam à Biblioteca Cora Coralina, em Guaianazes, com seus respectivos laboratórios. O quarto ciclo de workshops reforça a mensagem do Todas LAB: utilizar a arte como instrumento de conscientização e empoderamento para as mulheres, além de promover a sua inclusão no mercado de trabalho.
A programação do Todas LAB garante a acessibilidade. Para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida há banheiro acessível e monitoria capacitada.
Idealizado e produzido pela Nós Arte e Cultura, o Todas LAB tem patrocínio da ClaroTOTVS e Grupo GPS e apoio do IOS – Instituto da Oportunidade Social.
Sobre a Nós, Arte e Cultura:
A Nós, Arte e Cultura é uma produtora e consultoria especializada em projetos incentivados por leis de incentivo fiscal. Com uma forte missão de gerar impacto positivo, a Nós atua para resolver problemas reais e contribuir para iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance), alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através da arte, cultura e esporte, a empresa procura criar oportunidades e promover a inclusão social.
Serviço: 
Projeto Todas LAB
Primeiro Ciclo:
Dias: 16, 17 e 18 de outubro
Horário:
Local: Centro Cultural da Juventude (CCJ) – Vila dos Andrades
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - SP
Outros ciclos:
  • Ciclo 2: 30 e 31/10 e 01/11 - Bom Retiro (local a confirmar)
  • Ciclo 3: 12 a 14/11 - Tremembé (local a confirmar)
  • Ciclo 4: 27 a 29/11 - Guaianases (Biblioteca Cora Coralina)
Informações:Início | Nós Arte e Cultura (nosartecultura.com.br / [email protected]
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA DORNELAS CAMARA DE OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.