O crochê é uma técnica de costura que atrai muitos praticantes por sua versatilidade, praticidade e simplicidade. Diferentemente do tricô, que utiliza duas agulhas retas, o crochê é feito apenas com uma agulha, com um pequeno gancho na ponta e barbante.
Com o crochê, é possível fabricar bolsas, peças de roupa, toalhas, decorações e diversas outras coisas. Isso é uma das principais coisas que diferencia este método de algumas das outras técnicas de costura existentes. Ainda que seja simples, para os iniciantes, o crochê pode parecer um pouco desafiador, e a dúvida sobre como começar pode aparecer.
Como começar a praticar o crochê?
O primeiro passo para começar a aprender um novo trabalho manual é entender que toda prática leva tempo, e, para se tornar algo natural e fácil, é preciso ter bastante paciência e dedicação. Além de tempo, para começar, também é preciso obter alguns materiais básicos.
Existem centenas de tutoriais sobre como fazer uma peça de crochê. Para os praticantes mais avançados, as “receitas” são desenhos e textos que indicam cada ponto a ser feito para obter o resultado final de uma peça.
As receitas são muito importantes, pois elas guiam a compra de materiais, indicam qual tipo de barbante deve ser escolhido, as dimensões da peça e cada tipo de ponto a ser utilizado. Ler os desenhos das receitas pode ser um pouco desafiador no início, por isso, para os iniciantes, o ideal é escolher um vídeo tutorial que mostre o passo a passo completo e ensine cada um dos pontos iniciais.
No crochê, existe apenas um tipo de agulha, porém ela pode vir em diferentes tamanhos. Cada tamanho corresponde a uma espessura de barbante e a uma dimensão de peça, por isso é importante garantir que o tamanho de agulha necessário para uma receita esteja disponível antes de começar a produzir a peça.
Essa é a parte em que a criatividade pode ser aflorada! Existem inúmeros tipos de barbantes para crochê, com diferentes materiais, espessuras, texturas e cores. Principalmente a espessura e o material podem afetar no resultado da peça, sendo importante seguir o que é indicado na receita escolhida. Já fatores como cores e texturas ficam livres para a criatividade de cada “crocheteiro”!
Alguns outros materiais também serão necessários, conforme o aumento da complexidade das produções, como tesoura, marcadores de ponto, fita métrica, entre outros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]