11/10/2024 às 17h13min - Atualizada em 13/10/2024 às 08h09min
Embracon apresenta case de sucesso no 2º Summit Internacional de Segurança Psicológica em São Paulo
Empresa eleita como uma das primeiras colocadas no ranking GPTW 2024 destaca como desenvolveu suas iniciativas de atração e desenvolvimento de colaboradores
GABRIEL PEREIRA
Créditos: Freepik São Paulo, outubro de 2024 – A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, participará do 2º Summit Internacional de Segurança Psicológica, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro no Amcham Business Center, em São Paulo. O evento, único na América Latina focado no tema, reunirá especialistas para debater o impacto da segurança psicológica no ambiente de trabalho na tomada de decisões e o desempenho das empresas.
Brenda Donato, diretora de Pessoas e Resultados da Embracon, será uma das palestrantes e apresentará o case "RH como Catalisador", no qual compartilhará as iniciativas da empresa para promover uma cultura sustentável de inovação e desenvolvimento de talentos. Entre as ações destacadas, está o programa Conte Comigo, que oferece suporte psicológico e orientação financeira aos colaboradores, já beneficiando mais de 1.800 funcionários desde sua implementação. Atualmente, a empresa mantém um ambiente de trabalho com 81% de aprovação em relação à segurança psicológica.
Além disso, a Embracon, eleita a primeira colocada no ranking GPTW 2024 na categoria Instituições Financeiras no Brasil, tem se consolidado pelo seu compromisso no desenvolvimento de talentos. Um exemplo é a criação da Universidade Corporativa Embracon, que, entre 2019 e 2023, recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões. Essa iniciativa, resultou em uma redução significativa do turnover, de 119% para 70% entre 2021 e 2024.
Segundo Brenda Donato, estes projetos podem servir de inspiração para outras empresas aprimorarem suas práticas de desenvolvimento de pessoas, demonstrando que o investimento contínuo no capital humano se traduz em uma vantagem competitiva sustentável. A executiva ainda destaca que os índices de afastamento por questões emocionais na Embracon são inferiores a 0,3%, e a redução no Fator Acidentário de Prevenção (FAP) gerou economia significativa em encargos trabalhistas. "A saúde mental deve ser tratada de forma coletiva, e não como uma responsabilidade individual. Nossos programas são estruturados para cuidar do bem-estar emocional de nossos colaboradores", ressalta Brenda.
Fundada em 1988, a Embracon é reconhecida há 16 anos consecutivos como um dos melhores lugares para se trabalhar. Com operações em 19 estados e no Distrito Federal, a empresa conta com cerca de 100 filiais e uma carteira de mais de 185 mil clientes ativos.
Sobre a Embracon
Há mais de 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon já entregou mais de meio milhão de bens. Autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), a empresa possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, incluindo varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais e empresas de máquinas agrícolas, além de quase 3 mil colaboradores celetistas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIEL MOREIRA VASCONCELLOS DA COSTA PEREIRA
[email protected]