O Dia das Crianças, data tão aguardada pelos pequenos, está chegando. Em 12 de outubro, é comum que eles esperem ansiosamente por brinquedos e presentes, mas será que esse é o único caminho? Em um mundo onde o desperdício, o desmatamento e as mudanças climáticas impactam diretamente o futuro, talvez seja hora de reavaliarmos o significado dessa celebração. E se, em vez de apenas presentear, aproveitássemos esse momento para ensinar sobre cuidado, empatia, economia circular e sustentabilidade?
Segundo o estudo "Infância Plastificada", conduzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV), da UFSCar, a pedido do Instituto Alana, cerca de 90% dos brinquedos no mundo são feitos de plástico — material que pode levar até 400 anos para se decompor. Nesse contexto, a CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento, acredita que o Dia das Crianças pode ser mais significativo, propondo formas de comemorar que despertem, desde cedo, a consciência sobre o impacto das nossas escolhas no planeta.
“Queremos que as famílias aproveitem esse Dia das Crianças para olhar além do presente material e valorizem momentos que criam conexões mais profundas entre pais e filhos”, afirma André Cardoso, Country Manager da CHEP no Brasil e pai de Luca, de 13 ano, e Pietro, de 10. “Quando incentivamos as crianças a cuidarem do meio ambiente, estamos plantando a semente de um futuro mais consciente e sustentável.”
Que tal propor uma troca de brinquedos entre amigos e vizinhos? Em vez de comprar algo novo, as crianças podem dar nova vida àqueles que já têm. Cada brinquedo carrega uma história, e trocá-los é uma forma de conectar essas experiências entre elas, sem gerar mais resíduos. A Economia circular precisa ser estimulada e já tem feito sucesso em vários segmentos, por exemplo de roupas com os brechós.
Presentear com sementes é plantar, literalmente, uma nova visão de mundo. Juntos, pais e filhos podem escolher uma árvore ou flor para cultivar. O ato de plantar e cuidar diariamente cria momentos de proximidade, além de ensinar, de forma simples, o quanto dependemos da natureza para viver.
Muitas crianças podem sentir falta de um presente novo, mas por que não aproveitar a ocasião para ensinar o valor da doação? Uma sugestão é que, para cada presente recebido, dois brinquedos sejam doados para outras crianças. Esse gesto desperta empatia e ajuda a entender que alegria também pode vir de compartilhar.
Ao invés de comprar um brinquedo, que tal criar um? Junte materiais recicláveis e incentive as crianças a soltarem a imaginação. O brinquedo feito por elas será único, com o valor especial de algo construído em parceria e que, além de divertido, traz uma lição sobre o reaproveitamento.
Uma ida à biblioteca pode ser uma aventura mágica. Aproveite para explorar livros que falam sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo. Além de um momento de descoberta, é uma oportunidade de ensinar sobre o impacto positivo de doar e compartilhar livros com outras crianças.
A CHEP preparou uma série de vídeos com foco em sustentabilidade e que explicam o que é a economia circular e como pode contribuir para o futuro do planeta, além de ações práticas de como incluí-la no dia a dia de toda a família.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA SENA FELICIANO
[email protected]