11/10/2024 às 16h58min - Atualizada em 12/10/2024 às 00h02min

O papel da terceirização na publicidade

*Letícia Porfírio

JULIA ESTEVAM
Rodrigo Leal

Nos últimos anos, as agências de publicidade têm se transformado pela especialização e pela necessidade de respostas rápidas, levando os publicitários a atuar como agenciadores de serviços terceirizados. Esse cenário é especialmente visível na produção audiovisual, onde 65% das agências brasileiras, segundo o IAB Brasil (2022), preferem contratar parceiros externos para garantir agilidade. Dados da Statista (2023) também apontam um crescimento de 12% na terceirização global da publicidade nos últimos cinco anos. 

A produção audiovisual ilustra bem essa mudança. Agências enxutas preferem estúdios ou freelancers para vídeos, animações e outros conteúdos, mantendo o foco na estratégia e criatividade, enquanto especialistas produzem o material final. O publicitário, assim, se torna um curador, conectando o cliente aos melhores fornecedores. 

Além da terceirização, o modelo de agências menores e mais especializadas vem ganhando força. Muitas optam por equipes reduzidas, colaborativas e focadas em nichos específicos, deixando de ser "tudo para todos". Parcerias com fornecedores especializados garantem uma entrega mais eficiente e personalizada, além de permitir flexibilidade sem grandes estruturas internas. A McKinsey destaca que essa tendência de nichar as agências e operar em rede tem sido eficaz para os desafios do mercado. 

A terceirização, portanto, não é apenas uma solução temporária, mas uma estratégia sólida para o futuro das agências de publicidade. Ao delegar tarefas especializadas, as agências ganham mais tempo para focar na criação de campanhas inovadoras e no atendimento ao cliente. 

*Letícia Porfírio, graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, mestre em Comunicação e Linguagens, doutoranda em Comunicação e Linguagens e professora do CST Marketing Digital da Uninter. ​ 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CRISTINA ALVES ESTEVAM
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.