Em setembro de 2024 foi divulgada uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e encomendada pelo Itaú Empresas, mostrando que 90% dos empresários brasileiros de PMEs (Pequenas e Médias Empresas), tanto homens como mulheres, possuem grande dificuldade em alguns aspectos essenciais para a expansão dos negócios, especialmente, na gestão financeira, no crescimento e na inovação.
O estudo Cabeça de Dono, realizado entre 4 de julho a 16 de agosto de 2024, entrevistou líderes de PME´s, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões, das cinco regiões brasileiras.
A especialista em vendas, Monica Lobenschuss, que também é professora de MBA na Fiap, mentora de startups e fundadora da Vendas Exponenciais, primeira plataforma especializada em estratégias de negócios para vendas do Brasil, com vasta experiência de mais de 20 anos ajudando no crescimento de PME´s, ressalta que estes pontos sempre foram as maiores travas das empresas.
“O processo de gestão e de crescimento de um negócio começa nos detalhes da empresa, como um planilha de custos bem azeitada, colaboradores engajados com o propósito do negócio e na organização de todos os setores, especialmente no de vendas. De modo geral, os empresários acreditam que basta apenas vender mais para crescer e isso não está certo. Para conquistar um crescimento sustentável e sólido, é preciso que se tenha uma estrutura forte e integrada, entre as áreas, com metas claras e processos simples e efetivos”.
A solução é fortalecer o negócio em sua base
Quando falamos em PME´s, mencionamos um grande mercado. Segundo dados do Sebrae, as pequenas e médias empresas são responsáveis por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, por mais de 50% dos empregos no Brasil e impactando na vida de mais de 80 milhões de pessoas.
Desta forma, manter a saúde destas empresas é essencial, também, para a economia do País.
O estudo apontou que 60% destes líderes pretendem expandir suas empresas no próximo ano e que 79% deles possuem grande esperança de sucesso.
Além disso, 98% dos empresários são responsáveis pelas decisões estratégicas e 96% realizam as tarefas operacionais em, ao menos, uma área da empresa.
Neste sentido, Monica reforça que contar com profissionais especializados, como consultores de estratégia de vendas, é de suma importância para que os líderes destes negócios possam, de fato, crescer de exponencialmente e com solidez.
“Não há quem saiba de tudo e ainda consiga executar todas as ações com perfeição. Para iss existem profissionais especialistas em diversas áreas. E este é o primeiro passo para estas empresas desenvolvam um crescimento consistente. Ter ao lado um especialista em vendas e negócios, como o time da Vendas Exponenciais (especilista em PMEs), é um braço forte na estruturação e maturação desta expansão. Além disso, a inovação é um elemento primordial neste processo, mas, para isso, é preciso pensar fora caixa e, muitas vezes, para quem está inserido no dia a dia da empresa, cuidando de diversas áreas, fica difícil enxergar como inovar, já que isso pode ser feito de forma simples e com pequenas ações cotidianas”, completa Monica Lobenschuss.
Monica Lobenschuss
Líder e fundadora da Vendas Exponenciais, já fundou negócios do zero, trouxe escala e vendeu as empresas. É reconhecida por suas palestras em todo o Brasil e por ser mentora de centenas de empresas e startups, além de coordenadora de cursos de MBA.
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RAFAEL VIVIAN GMEINER
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